Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Prefeitura e Correios lançam selo postal para homenagear os 200 anos do município

Prefeitura e Correios lançam selo postal para homenagear os 200 anos do município
(Divulgação/Daymon Grocheviski/PMP)
Publicidade


IMPRENSA/Palmeira - Foi lançado na noite de quinta-feira (1º) o selo postal personalizado alusivo aos 200 anos do município de Palmeira, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na mesma data também foi comemorado o Dia Nacional do Selo, devido a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiro, ocorrido em 1º de agosto de 1843,

A peça filatélica, que registra e eterniza o bicentenário de nosso município, foi entregue ao prefeito Edir Havrechaki através do superintendente Estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos. A cerimônia de lançamento aconteceu no salão da Secretaria de Assistência Social.

Havrechaki destacou a importância do selo para a história do município. "Quero agradecer aos Correios por ofertar esse presente tão grandioso e belo para Palmeira. Tenho certeza que este selo ficará marcado para nossa geração e para as gerações futuras, registrando esta data tão especial, que é a comemoração dos 200 anos, além de levar o nome da cidade para vários locais do Brasil e do mundo", disse o prefeito.

Santos, representando os Correios, falou sobre o sentimento em registrar a história palmeirense. "É com grande emoção que celebramos os dois séculos de vida desta cidade, lançando este selo comemorativo. Os Correios ficam orgulhosos de levar tão longe o nome de Palmeira e sua história tão bonita, que agora fica gravada em documento para o porvir", relatou.

O selo que homenageia o bicentenário do município apresenta a imagem de uma Palmeira no lado direito, acompanhada do texto "Querido Símbolo da Terra. Palmeira 200 anos" escrito no lado esquerdo, tudo em estilo sépia. A peça, que agora faz parte do acervo do município, também irá fazer parte do acervo filatélico dos Correios no Paraná e servirá como fonte de pesquisas e registro deste acontecimento.

Astrogildo de Freitas

O evento também contou com uma homenagem aos Doutor Astrogildo de Freitas, palmeirenses que dedicou parte de sua vida ao serviço público nos Correios, chegando ao cargo de diretor dos Correios e Telégrafos do Paraná na década de 1960. No legado que deixou aos Correios e a todos os paranaenses, destaque para a implantação do sistema de ondas portadoras, uma grande inovação e revolução para a época.

A homenagem foi prestada pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, através da presidente Vera Lúcia de Oliveira Mayer, que relatou a história da vida e da carreira profissional de Freitas.

Projetos

Durante o evento a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas apresentou dois projetos que irá executar nas próximas semanas em Palmeira. Ambos serão realizados em parceira com a empresa palmeirense Baston Aerossol.

O primeiro deles, chamado "Eu amo o Patrimônio Histórico", irá dar mais vida aos ícones da arquitetura que surgiram durante os 200 anos de Palmeira e que estão preservados e em uso, tornando a cidade referência em preservação e cuidado com o patrimônio histórico edificado. Os imóveis beneficiados serão o Palácio da Viscondessa, sede da Prefeitura, o prédio da Antiga Coletoria Estadual, o prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Jazigo do Barão de Tibagi, no cemitério municipal.

O segundo projeto foi denominado "Colorindo Caminhos", que pretende deixar Palmeira ainda mais bonita e encantadora, transformando paisagens urbanas de nossa cidade em verdadeiras obras de arte. Os locais que ganharão mais vida e alegrarão que transita pelas redondezas serão a escadaria do bairro da Vila Rosa, a Roda Verde e o muro do Colégio David Carneiro.



Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia