Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Palmeira participa de debate sobre a logística reversa dos resíduos sólidos no Paraná

Palmeira participa de debate sobre a logística reversa dos resíduos sólidos no Paraná
(Foto: Divulgação/PMP)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Na última quinta-feira (28), reuniram-se no auditório da PUC em Londrina, secretários de Meio Ambiente e técnicos municipais representando os municípios paranaenses que participam da gestão compartilhada dos resíduos sólidos e implantação da logística reversa. O Município de Palmeira foi representado pelas servidoras Bruna Costa, diretora de Meio Ambiente, e Erica Mayer, assessora de Meio Ambiente e representante titular do Município de Palmeira no R-20.

Essa foi a segunda reunião do Grupo R-20 em 2022, a qual foi realizada em conjunto com o Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos e teve a participação de 134 representantes de 69 municípios de todas as regiões do Paraná.

O encontro contou com a palestra do Presidente do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Secretário de Meio Ambiente do Guarujá (SP), Sidnei Aranha, o qual discorreu sobre as implicações para os municípios da publicação do Decreto nº 11.044/2022, o qual institui o Certificado de Crédito de Reciclagem (RECICLA+). Na sequência foi apresentado o projeto desenvolvido pela professora Tatiane Dal Bosco, da UTFPR de Londrina, acerca do método de compostagem como alternativa para tratamento dos resíduos orgânicos domiciliares, além de apresentações sobre a tecnologia do Bioplástico e sobre possibilidades de implantação de usinas compactas para a reciclagem de RCC pelos municípios.

Na parte da tarde, a representante do R-20 do município de Maringá fez uma explanação sobre a legislação em relação à Contratação das Cooperativas e Associações de Catadores e como Maringá está atuando em relação à essa temática, servindo de exemplo para outros municípios que ainda não contratam os catadores.

A última parte da reunião contou com uma mesa redonda de logística reversa com representantes da indústria de baterias chumbo-ácido, da cadeia do poliestireno expandido, além da participação de um professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentando uma solução para resíduos têxteis em desenvolvimento e da representante do R20 de Londrina, Mariza Pissinati, atuando como mediadora. Após as apresentações, os representantes puderam questionar os palestrantes em relação às tecnologias apresentadas e a aplicabilidade das propostas.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia