Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Município apresenta E-SIC e Alvará Online através do programa ‘Palmeira Digital’

Município apresenta E-SIC e Alvará Online através do programa ‘Palmeira Digital’
(Foto: Divulgação/PMP)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura Municipal de Palmeira apresenta nesta semana dois novos projetos que pretendem facilitar e desburocratizar seus serviços de atendimento ao cidadão. Tratam-se do E-SIC, o qual permite que o munícipe protocole sua demanda de forma on-line, e do Alvará Online, no qual o usuário pode realizar o trâmite de emissão do documento totalmente pela internet.

Ambas as ações fazem parte de um programa denominado 'Palmeira Digital', implementado pelo Município com diversas práticas para modernizar a administração pública. O programa ainda faz parte de um projeto maior, chamado 'Todos por Palmeira', o qual foi planejado e desenvolvido por 10 meses pela administração e em breve será lançado. O projeto conta com diversas ações que surtirão efeitos positivos na vida dos munícipes e do município.

E-SIC

O E-SIC foi idealizado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública e Finanças para desburocratizar e simplificar a interface com os Munícipes. A ferramenta permite ao cidadão protocolar sua demanda de forma on-line, ou seja, realizar a abertura de processos administrativos sem sair de sua casa.

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (E-SIC) é um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos à Prefeitura. O objetivo do E-SIC é organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação, tanto para os cidadãos, quanto para a Administração Pública.

Qualquer pessoa - física ou jurídica - pode utilizar o E-SIC para encaminhar pedidos de acesso à informação para órgãos da Prefeitura. Por meio do sistema também é possível consultar as respostas recebidas, entrar com recursos, apresentar reclamações, entre outras ações.

Alvará Online

Com intuito de fomentar a modernização na gestão pública com a adoção de práticas inéditas e inovadoras, a Secretaria Municipal de Gestão Pública e Finanças, implementou o alvará online no Município de Palmeira.

O alvará de funcionamento é um documento que comprova que uma empresa está autorizada a exercer suas atividades no endereço informado aos órgãos públicos. Esta autorização admite a localização e funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços, bem como sociedades, instituições e associações de qualquer natureza. Somente após a liberação desta licença, a empresa ficará legalmente apta para funcionar.

O Alvará Online é uma ferramenta que visa agilizar a abertura das empresas, seja ela de Microempreendedor Individual (MEI) ou de qualquer outro enquadramento fiscal. A implantação do Alvará Online proporciona maior comunicação entre os órgãos fiscalizadores, otimiza o tempo de análise de cada processo, sendo que o próprio sistema define quais licenças são necessárias, documentos essenciais, e, caso haja alguma taxa, informa e emite a mesma ao cidadão. Todas essas informações estarão fácil e claramente dispostas na tela do contribuinte.

Para utilização, os escritórios de contabilidade continuarão a acessar a REDESIM/Empresa Fácil, local por onde já tramitava grande parte dos pedidos dos alvarás. Já os microempreendedores que realizarem a sua própria abertura, ou que forem atendidos na Sala do Empreendedor, terão seus processos tratados pela nova funcionalidade.

A Sala do Empreendedor já está preparada para esta nova rotina administrativa, não sendo necessário que existam processos físicos para a solicitação de Alvará. Basta comparecer no local, na Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Luiza Trombini Malucelli, 134, e ter sua situação formalizada. Mais informações podem ser obtidas com a Sala do Empreendedor, através do telefone/Whatsapp 3909-5032.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia