Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Munícipes podem acompanhar cumprimento de metas das Secretarias através do Contrato de Gestão

Munícipes podem acompanhar cumprimento de metas das Secretarias através do Contrato de Gestão
Publicidade
IMPRENSA/Palmeira - Com o objetivo de apresentar mais transparência aos munícipes, a Prefeitura de Palmeira disponibilizou eu seu site o Contrato de Gestão firmado entre os secretários municipais e o prefeito Edir Havrechaki. O Contrato tem o intuito de deixar mais eficiente, eficaz e efetiva a administração municipal, estabelecendo metas e prazos para que as ações descritas sejam cumpridas, atendendo às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.

Participam do Contrato de Gestão todas as secretarias municipais de atividade fim, ou seja, que aplicam recursos que diretamente melhoram a qualidade de vida da população pelos investimentos em infraestrutura, distribuição de renda e políticas públicas estabilizadoras.

Os Contratos podem ser acessados através do endereço https://goo.gl/FZw6um ou ou através de link localizado na página inicial do site da Prefeitura (www.palmeira.pr.gov.br). Na aba de cada secretaria é possível verificar os objetivos, metas e propostas que serão realizadas durante os próximos quatro anos, com detalhamento de como está o andamento das ações, data que será cumprida, descrição da ação, número de pessoas afetadas, qual Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ela atinge, além de outros detalhes.

O acompanhamento e a avaliação dos resultados são realizados pelo Comitê de Monitoramento de Gestão (CMG), que é instituído pelo Prefeito Municipal e conta com representantes do Gabinete do Prefeito, da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Finanças.

O processo de acompanhamento e avaliação dos resultados seguirá um cronograma e as realização das ações serão avaliadas através de diferentes faixas de desempenho como Cumprido plenamente: conceito de 9 a 10; Cumprido com pequenas ressalvas: conceito de 7 a 8,9; Cumprido com ressalvas: conceito de 5 a 6,9; Não cumprido: conceito abaixo de 5. Em caso de a Secretaria Municipal apresentar desempenho "cumprido com pequenas ressalvas", "cumprido com ressalvas" e "não cumprido" terá seu acompanhamento intensificado.

O processo de acompanhamento e avaliação dos resultados servirá de subsídio à prestação de contas exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, também, encaminhado ao Poder Legislativo, através do Relatório Anual da Controladoria Geral do Município. Em caso de não-cumprimento das metas especificadas, serão aplicadas penalidades como advertência, censura pública e até afastamento do cargo, dependendo da quantidade de ações descumpridas.

As informações sobre as avaliações serão exibidas à população através de divulgações realizadas pelo Departamento de Relações Públicas e em murais que ficarão nas Secretarias, em tamanho visível e de fácil interpretação, que destacará cada um dos programas e projetos, e qual a situação atual do mesmo.

Assinaram o Contrato de Gestão os secretários Fabiano Bishop Cassanta (Urbanismo), Jaudeth Ramos Hajar (Indústria e Comércio), Eliezer Borcoski (Agricultura e Pecuária), José Przybysewski (Meio Ambiente), Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque (Educação), Moisés Américo (Esporte e Lazer), Francine Albuquerque (Obras e Infraestrutura), Fabiani Bach (Saúde), Mário Antônio Wieczorek (Assistência Social) e Waldir Santos Joanassi Filho (Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas).

O vice-prefeito Marcos Levandoski destacou que o Contrato de Gestão será uma ferramenta de planejamento bastante positiva para a Administração. “Com o Contrato podemos perceber um comprometimento ainda maior por parte dos Secretários na efetivação do que foi planejado e do que foi orçado”, relatou.

Havrechaki destacou que o gestor que está à frente da Secretaria tem que saber das suas responsabilidades. “Não se pode gastar mais do que arrecada. O gestor tem que ter noção do que é estar investindo ou gastando o dinheiro que não é nem dele, é da população”, disse.

O prefeito ainda destacou que o contrato de gestão preconiza os princípios da administração pública, que são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “Todos os secretários já estão comprometidos e essa é uma forma de avaliação pessoal de vocês. A população espera que os recursos sejam aplicados da melhor maneira possível e é isso que vamos fazer”, concluiu.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia