Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Fiscalização junto ao comércio local busca afastar ambulantes vindos de outras regiões

Fiscalização junto ao comércio local busca afastar ambulantes vindos de outras regiões
(Divulgação/Prefeitura de Palmeira)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Com objetivo de inibir a presença de ambulantes e realizar proteção junto ao comércio local, a Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Finanças, reposicionou a atuação de sua equipe de fiscais. Com o novo modo de operar, os fiscais devem ter maior presença e frequência nos locais e horários de maior concentração de público no comércio.

A Lei 2274/2003, que dispõe sobre o Código de Posturas do Município, dá embasamento para a atuação da fiscalização, definindo tratativas para os casos de licenças de funcionamento, bem como, os autos de infração. Na mesma lei, o artigo 147 define que para qualquer concessão é necessário ter o número de inscrição no cadastro municipal, redação dada pela Lei nº 4342/2017. Desta forma fica proibida a comercialização por ambulantes externos sem a devida documentação.

A atuação dos fiscais acontece de segunda a sexta-feira, com revezamento de atividades, sendo um período do dia direcionado para fiscalização e outro período dedicado às visitas aos estabelecimentos para acompanhamentos dos alvarás de funcionamento. Nesta situação, em caso de alguma pendência ou necessidade de adequação, a equipe efetua as orientações necessárias para solução.

A fiscal tributário Sinthia da Silva de Souza relata que já é perceptível a redução dos ambulantes. “Já percebemos que a presença de ambulantes externos é menor, mas precisamos continuar o monitoramento dia após dia como proteção e apoio aos comerciantes locais”, destaca.

No caso dos alvarás, a atuação da equipe é como apoio aos empresários na solução de alguma pendência. Na maioria dos casos, o empresário é orientado a buscar suporte junto a Sala do Empreendedor, a qual efetua os devidos direcionamentos para solução.

O secretário Municipal de Finanças, Eloir José Voichicoski, relata que estão sendo realizadas visitas formais em 100% dos pontos comerciais do município. A primeira visita tem o objetivo de apoio aos empreendedores, sendo um processo contínuo. “Das visitas da equipe, estão surgindo demandas e, na maioria dos casos, conseguimos resolver com a equipe interna da Secretaria de Finanças, através da Sala do Empreendedor. O nosso papel é gerar o primeiro suporte quando houver a necessidade e interesse em resolver uma pendência”, comenta.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia