Secretaria de Saúde esclarece sobre fornecimento de materiais aos pacientes e aparelho de raio-x
COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde esclarece à população palmeirense que o fornecimento de materiais aos pacientes cadastrados nos programas atendidos pela referida Secretaria, no Setor de Dispensação, encontra-se com o fluxo de distribuição normalizado.
Atualmente o setor fornece os seguintes itens: abaixador de língua, abocath, álcool 70%, álcool etílico 70% gel, ataduras de crepe, bolsas de colostomia, urostomia e seus adjuvantes, cateter tipo óculos, compressa de gaze, chumaço, dieta enteral, equipo macrogotas (alimentação), equipo venoso, esparadrapo, extensor para jejuno, fita crepe hospitalar, formulas infantis, fraldas geriátricas, frasco de alimentação enteral, gaze estéril, glicerina liquida, luva de procedimento, luvas estereis para aspiração traqueal, máscara cirúrgica, máscara de oxigênio, micropore, oxigênio medicinal, seringas descartáveis, sondas de aspiração traqueal, sonda uretral de alivio, sonda foley, soro fisiológico (sistema aberto e fechado), soro glicofisiologico (sistema fechado), soro glicosado 5%, suplementos alimentares, tampão ocular, tela de rayon rolo e umidificador oxigênio.
A Secretaria de Saúde também realiza empréstimo de alguns equipamentos como: cadeira de rodas, cadeira de banho, aspirador traqueal, concentrador de oxigênio, inalador e suporte para soro.
Somente no período de 01/01/2022 até 25/02/2022, 21.589 materiais foram distribuídos, entre bolsas de bolsas de colostomia, fraldas geriátricas, oxigenoterapia domiciliar, suplementos alimentares, formulas infantis e materiais para curativos crônicos. Aproximadamente 355 pacientes foram cadastrados para realizar a retirada de materiais, sendo 19 pacientes ostomizados, 56 pacientes que utilizam fraldas geriátricas, 14 pacientes que necessitam de fórmulas infantis, 106 pacientes que utilizam suplementos alimentares, 15 pacientes com dietas enterais, 58 pacientes que realizam oxigenoterapia domiciliar e 87 pacientes com curativos crônicos.
A Secretaria de Saúde enfatiza que prioriza a garantia de acesso e continuidade a estas terapêuticas, seguindo indicações e fluxos para a distribuição a todos os pacientes que necessitem (adultos e crianças), respeitando os princípios da universalidade, integralidade e equidade, além das diretrizes administrativas de hierarquização, descentralização e regionalização da assistência, que são mandatárias para a eficácia e eficiência do Sistema de Saúde Municipal.
Raio-X
A Secretaria Municipal de Saúde também esclarece sobre a situação do aparelho de raio-x utilizado para serviços do Município, que se encontra estragado. Destacamos que o mesmo é de propriedade, da Santa Casa de Palmeira e a Prefeitura possui um contrato de subvenção com o hospital, para utilização do equipamento quando necessário.
Ao ser questionada pelo Município sobre a situação, a administração da Santa Casa informou que em sete dias a questão seria solucionada e a prestação de serviços de raio-x para o Município seria retomada.