Correio dos Campos

Secretaria de Saúde esclarece sobre Influenza H3N2, vacinação e óbito registrado

20 de janeiro de 2022 às 13:58

COM ASSESSORIAS – Nesta semana foi confirmado o óbito de uma paciente de Palmeira que estava internada no Hospital Regional, em Ponta Grossa, ocorrido no último dia 7, devido ao vírus influenza H3N2. A confirmação alertou a população quanto ao vírus que está circulando em situação de epidemia no Estado do Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que todos continuem adotando as medidas protetivas utilizadas contra a Covid-19, pois elas são altamente eficazes para qualquer tipo de Influenza. Segundo especialistas, um dos fatores da disseminação da gripe no Estado aconteceu devido ao relaxamento das medidas de proteção pela população, que está se aglomerando e deixando de usar máscara.

Portanto, é fundamental que a população continue utilizando máscara, principalmente em ambientes coletivos, que evite ambientes com aglomeração de pessoas, mantenha distanciamento seguro para as demais pessoas, higienize constante as mãos e complemente seu o esquema vacinal com todas as vacinas que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não é comum registrar vírus de Influenza de maneira intensa nesta época do ano, mas um dos fatores que contribuiu para atual momento é a baixa adesão da vacinação contra a Influenza no último ano no município.

A atual vacina, que foi aplicada na campanha de vacinação de 2021, se mostrou capaz de conferir proteção contra a h3n2, de acordo com testes do Instituto Butantan. A vacina é trivalente, composta pelo vírus da influenza H1N1, H3N2 e B, e também confere a proteção cruzada (quando o imunizante foca em neutralizar um vírus, mas consegue neutralizar outro) contra a cepa Darwin, que é a principal cepa em circulação.

Vacinação

Portanto, para quem recebeu a vacina, a chance de agravamento e óbito é muito menor de quem não se vacinou. Para aumentar a imunização da população, a Secretaria de Saúde está disponibilizando 600 doses remanescentes da vacina contra Influenza, oriundas de outro município, por meio da 3ª Regional de Saúde.

As vacinas estarão disponíveis mediante agendamento aos munícipes acima de seis meses de idade, que não receberam a dose no ano passado, sendo aplicadas de acordo com a escolha pessoal, nos dias 24, 25 ou 31 de janeiro. A vacinação acontecerá no Ginásio Antônio Durval de Freitas (Central), localizado em frente ao Colégio Dom Alberto Gonçalves.

No dia da vacinação será necessário apresentar carteirinha de vacina e documento de identificação. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável. O agendamento está disponível no site da prefeitura de Palmeira, no link.