Correio dos Campos

Código de Ética e Conduta entra em vigor e deve pautar ações de servidores e demais agentes

12 de julho de 2021 às 14:29
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Entrou em vigor na última sexta-feira (9) o Código de Ética e Conduta do Poder Executivo do Município de Palmeira. O documento que possui as diretrizes que devem ser seguidas pelos servidores públicos municipais está disponível para consulta no Diário Oficial e também na página institucional da Prefeitura.

O Código de Ética e Conduta visa transmitir os objetivos da administração pública municipal, fazendo com que seja possível o Município atuar de forma ética, transparente e conduzir a gestão pública através de boas práticas.

Os itens contidos no documento devem ser referência para as tomadas de decisões de qualquer servidor, sempre baseadas no respeito, na honestidade, no compromisso, na transparência e na responsabilidade, princípios fundamentais no relacionamento entre o Poder Executivo, empresas e o cidadão.

O Código se aplica a todos os que integram e/ou se relacionam com o Poder Executivo, seja pelos servidores diretos ou indiretos (incluindo terceirizados), agentes políticos, estagiários, contratados (fornecedores em geral), voluntários, subvencionados e/ou parceiros da administração pública em todas as suas modalidades.

O texto apresentado no Código contém as condutas de que devem ser seguidas nos relacionamentos do Município com os cidadãos, fornecedores e parceiros, órgãos governamentais e fiscalizadores, imprensa, comunidade e com o meio ambiente, com associações e entidades de classe, além de normas para utilização do patrimônio público, regras para favores e presentes, principais deveres dos colaboradores, principais vedações aos colaboradores, responsabilidades do Gestor e responsabilidades da Administração.

O Código também fornece critérios e diretrizes para que os servidores se sintam seguros ao adotarem formas éticas de condutas, bem como a homogeneidade na forma de encaminhar questões específicas, gerando um ambiente de trabalho que visa a produção, alto rendimento e comprometimento de todos, protegendo o interesse público e consolidando a lealdade na condução dos padrões éticos.

Para acessar o Código de Ética e Conduta do Município de Palmeira na íntegra, acesse o link: https://bit.ly/3wEi06d