Correio dos Campos

Decreto com medidas mais restritivas de enfrentamento ao Covid-19 entrará em vigor na próxima segunda-feira

19 de fevereiro de 2021 às 18:18
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O novo decreto municipal de enfrentamento ao Covid-19, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (22), foi discutido na tarde desta sexta-feira (19), em reunião na Central de Atendimento ao Cidadão. Participaram das conversas representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, comerciantes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes da Santa Casa.

O prefeito Sérgio Belich esclareceu que o novo decreto terá medidas mais restritivas e a ação é necessária devido ao aumento espantoso no número de casos confirmados e de óbitos ocorridos nos últimos dias. “Nos reunimos para, em conjunto, acharmos soluções. Infelizmente muitas pessoas não estão levando a pandemia a sério e acabam desrespeitando os decretos vigentes e às demais pessoas que vivem em sociedade. Não adotaremos um lockdown neste momento, mas teremos medidas mais severas que as do decreto anterior”, disse.

O procurador geral do Município, Carlos Eduardo Mezzadri, enfatizou que “é necessário conter a curva de contágio da pandemia e queremos conseguir através deste novo decreto. Nosso município está com números altos e por isso decidimos elaborar um novo texto, visto que o último não estava tendo tanta eficiência quanto gostaríamos” destacou.

Entre as alterações do novo decreto, que serão válidas por 15 dias, estão o novo horário do toque de recolher, que será das 21 horas às 5 horas do dia seguinte, todos os dias da semana, a medida de que todos os serviços não essenciais deverão estar fechados no período que compreende das 18 horas de sexta-feira até as 5 horas da manhã de segunda-feira, além de medidas referentes a prática de atividades desportivas e de recreação ao ar livre, funcionamento de templos religiosos, estabelecimentos de ensino, multas e demais sanções previstas, entre outros. O texto completo do decreto nº 14.234, de 19 de fevereiro de 2021, será publico e passará a ter validade na segunda-feira (22).

O secretário municipal de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, lamentou que as muitas pessoas do município não estejam respeitando os decretos vigentes, deixando a pandemia atingir a atual situação que se encontra em Palmeira. “As pessoas estão brincando com a vida, levando o perigo para as suas casas e para os seus entes queridos. São pessoas fazendo festas, se aglomerando em praças e demais locais públicos, compartilhando narguilé, ingerindo bebida alcoólica em grupo. Infelizmente temos que optar por medidas mais severas neste novo decreto, mas só assim temos chance de conter a avanço da pandemia”, enfatizou.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Schulli, o procurador geral do Município, Carlos Eduardo Mezzadri, Juíza titular da Comarca de Palmeira, Cláudia Sanine Ponich Bosco, o promotor, promotor de Palmeira, Antonio Carlos Nervino, o secretário municipal de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, o secretário municipal de Finanças e Gestão Pública, Marcos Antônio Bordinhão, o sargento Paulo Almeida, do Corpo de Bombeiros, o sargento Heitor Guera, da Polícia Militar, e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira, Telma Margraf.