Correio dos Campos

Grupo de idosos com 90 anos ou mais será o próximo a ser vacinado contra a Covid-19

9 de fevereiro de 2021 às 11:13
(Reprodução Internet)

COM ASSESSORIAS – Palmeira inicia nos próximos dias a vacinação contra Covid-19 dos idosos com 90 anos de idade ou mais residentes no município. Na nova fase de aplicação das doses as pessoas do grupo prioritário serão vacinadas em suas residências.

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de referência de cada idoso estão sendo preparadas para receber as doses para, em seguida, seus profissionais iniciarem a aplicação da vacina. De acordo com dados da 3ª Regional de Saúde, Palmeira conta com 139 idosos que pertencem ao grupo.

Até o momento a campanha de vacinação incorporou os grupos prioritários compostos por trabalhadores de saúde, pessoas idosas residentes em intuições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências Inclusivas, indígenas vivendo em terras indígenas homologadas e agora passa a abranger os idosos com 90 anos ou mais.

De acordo com nota do Ministério da Saúde, a vacinação dos idosos do referido grupo passa a ser prioridade no momento, pois os riscos de agravamento e óbito pela covid-19 e de vulnerabilidade social orientam a definição dos grupos prioritários delineados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). “Em plenária foi observado o sobrerisco para óbito por covid-19, relacionado à faixas etárias mais avançadas, que chegam à 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre idosos com 90 anos ou mais”, citou a nota.

Assim que os idosos com 90 anos ou mais forem vacinados, as doses voltarão a ser aplicadas nos profissionais da área da saúde conforme o saldo disponível no município e o recebimento de novas unidades da vacina.