Correio dos Campos

Quatro grupos prioritários ainda estão abaixo da meta de vacinação contra a gripe, em Palmeira

17 de junho de 2020 às 17:01
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/PALMEIRA – Os grupos compostos por crianças de 6 meses a 6 anos, professores, gestantes e adultos de 55 a 59 anos ainda não atingiram o objetivo de vacinar ao menos 90% de seu público em Palmeira, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os pertencentes a esses quatro grupos, assim como as pessoas de outros grupos prioritários que ainda não receberam a vacinação, devem comparecer nas unidades de saúde até o dia 30 de junho.

O grupo com menor percentual até o momento é o das gestantes, no qual foram vacinadas 207 das 332 pessoas que fazem parte do grupo, ou seja 62,35% do público-alvo. Já o grupo dos professores atingiu percentual de 85,32%, sendo 500 vacinados em 586 pessoas que pertencem ao grupo, enquanto os adultos de 55 a 59 anos estão com 89,06% de seus pertencentes vacinados, com 1.245 doses em 1.398 pessoas.

As crianças de 6 meses a 6 anos já atingiram 88,85%, ou seja, já foram vacinadas 2.231 das 2.511 crianças que fazem parte do grupo. Vale lembrar que o horário da vacinação das crianças deve ser agendada pelos responsáveis diretamente com as agentes comunitárias de saúde (ACSs), por telefone ou pelo Whatsapp de sua unidade de saúde de referência.

Parciais

Até o momento 8.935 palmeirenses já receberam a dose da vacina contra a gripe, em um total de 8.119 pessoas que deveriam receber a vacinação, ou seja, a cobertura vacinal atingiu 110,05%.

Cinco grupos prioritários já ultrapassaram 100% de cobertura vacinal de seus públicos alvos: puérperas (118,52%), trabalhadores da saúde (154,28%), idosos (133,65%), pessoas com comorbidades (154,36%) e pessoas privadas de liberdade (150%). Crianças, gestantes, professores e adultos de 55 a 59 anos, como já citado na matéria, ainda estão abaixo da meta.

Prioritários

Caso alguém que faça parte de um dos grupos prioritários abrangidos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ainda não tenha recebido sua dose de vacina, pode procurar sua unidade de saúde de referência para ser vacinada. Fazem parte dos grupos prioritários os idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 anos a 59 anos de idade.

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.