Correio dos Campos

Mais de 6,5 mil palmeirenses já receberam vacina contra a gripe

4 de maio de 2020 às 17:32
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Palmeira – Os grupos prioritários das duas primeiras fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe continuam recebendo doses através das equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Dados atualizados na manhã desta segunda-feira (4) mostram que 6.663 pessoas já receberam a vacina no município, totalizando 60,84% da população alvo.

A campanha teve início no dia 23 de março, com a vacinação de dois grupos prioritários, os quais já ultrapassaram a meta em Palmeira. Os trabalhadores da área da saúde atingiram a cobertura vacinal de 145,99%, com 546 doses aplicadas e público alvo de 374 pessoas. Já o grupo composto pelos idosos, pessoas com 60 anos ou mais, chegou a marca de 131,45%, ou seja, 4.535 doses aplicadas em público previsto de 3.450.

Desde o dia 16 de abril, pessoas dos grupos prioritários da segunda fase também começaram a receber vacinação. O grupo composto por pessoas com comorbidades, como diabetes, doenças hepáticas, doenças neurológicas, transplantados, imunossupressores e obesos, já recebeu 1.370 doses da vacina contra a gripe, tendo um público alvo de 2.209.

Também já receberam vacinação nesta fase pessoas com doenças cardíacas (850 doses até o momento), doenças respiratórias (187), doenças renais (9), trissomia (8), além de caminhoneiros (146), forças de segurança e salvamento (56), população privada de liberdade (36), funcionários do sistema prisional (8) e trabalhadores de transporte coletivo (7).

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da segunda fase da Campanha de Vacinação devem se deslocar até as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) para receber a dose da vacina. Exceção para as pessoas com comorbidades, com as quais a vacinação é prioritariamente realizada de casa a casa, porém aqueles usuários que não foram encontrados no domicílio devem procurar as ESFs para serem vacinados.

Terceira fase

A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio com foco nas pessoas com deficiência; professores; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; mães no pós-parto até 45 dias e pessoas acima de 55 a 59 anos de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os vírus influenzaA(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.