Correio dos Campos

Campanha de Vacinação Contra a Gripe já ultrapassou 100% de cobertura em dois grupos em Palmeira

24 de abril de 2020 às 08:46
(Foto: Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Palmeira – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está em sua segunda fase, contemplando novos grupos prioritários desde o último dia 16. Porém, os grupos da primeira fase, formados por idosos e trabalhadores da área da saúde, ultrapassaram 100% da meta e ainda continuam recebendo vacinação.

O grupo formado por trabalhadores da área da saúde atingiu a cobertura vacinal de 133,16% na manhã desta quinta-feira (23), com 498 doses aplicadas e público alvo de 374 pessoas. Já o grupo composto pelos idosos, pessoas com 60 anos ou mais, chegou a marca de 128,32%, 977 doses a mais do que o público previsto, que era de 3.450 idosos.

Vale destacar que os idosos estão recebendo a vacinação em suas respectivas residências, não sendo necessário se deslocar até as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) em meio a pandemia do Coronavírus.

Segunda fase

Os grupos prioritários da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe são os indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Eles devem se deslocar até as ESFs para receber a dose da vacina. Exceção para as pessoas com comorbidades, com as quais a vacinação será prioritariamente realizada de casa a casa, porém aqueles usuários que não forem encontrados no domicílio serão vacinados nas ESFs.

Até o momento 5.096 doses de vacinas já foram aplicadas em Palmeira, em um público alvo de 10.951 pessoas, o que representa 46,53% de cobertura vacinal.

Terceira fase

A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio com foco nas pessoas com deficiência; professores; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; mães no pós-parto até 45 dias e pessoas acima de 55 a 59 anos de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os vírus influenzaA(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.