Correio dos Campos

Prefeitura notifica empresa multinacional por danos causados em estradas

29 de janeiro de 2020 às 10:33
Fotos: Daymon Grocheviski/Prefeitura de Palmeira

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Palmeira está notificando judicialmente uma empresa multinacional do ramo madeireiro que exerce extração na localidade de Rincão do Coxo, no distrito de Papagaios Novos. O motivo da notificação é a grande deterioração causada nas estradas rurais que são utilizadas para escoar as madeiras cortadas na região, além da poluição atmosférica através de nuvens de poeira.

O fato se agrava diante do grande número de caminhões que utilizam as referidas vias. De acordo com a secretária de Obras e Infraestrutura, Francine Albuquerque, “as estradas das localidades próximas vem sofrendo danos, além da normalidade esperada, tendo em vista o grande e rotineiro tráfego de caminhões pesados, os quais não observam as intempéries climáticas e com isso acabam ocasionando danos ao patrimônio público e à comunidade. Além do dano material, os moradores também relatam que a poeira excessiva levantada pelos veículos, que não raras as vezes transitam em velocidade incompatível, está causando problemas respiratórios”, disse Albuquerque.

A secretária também destaca que as estradas utilizadas para escoar a matéria-prima receberam manutenção recentemente. “Um dos trechos que está deteriorado, por exemplo, recebeu 4 km de pavimentação poliédrica. Foi um investimento alto para atender uma demanda dos moradores de Papagaios Novos e Vilinha, porém o piso já está ficando danificado em alguns trechos”, contou.

Por zelar pelo interesse coletivo e pelo patrimônio público, e tendo fundamento legal para isso, a Prefeitura notificou a empresa para que a mesma entre em contato com o Município no prazo de cinco dias, para tratar do assunto.

É de conhecimento da Prefeitura de Palmeira que a multinacional realiza parceria com outros municípios para manutenção das estradas rurais que utiliza. “Isso comprova de forma inequívoca que o trânsito frequente de caminhões com cargas elevadas causa danos às estradas, os quais são reconhecidos pela própria empresa”, relatou Albuquerque.