Correio dos Campos

Nova unidade básica de saúde será construída na Colônia Witmarsum

1 de outubro de 2019 às 17:06
(Divulgação)

IMPRENSA/Palmeira – Uma nova unidade básica de saúde será construída na Colônia Witmarsum. O anúncio foi feito na noite da última segunda-feira (30), durante reunião entre representantes do Município, moradores locais e do deputado federal Toninho Wandscheer.

De acordo com o vice-prefeito Marcos Levandoski, uma emenda de R$ 800 mil foi destinada pelo deputado para a obra. “A Estratégia de Saúde da Família que funciona em Witmarsum é em um local cedido e que atualmente também abriga lar de idosos. Esse lar precisa de ampliação e, portanto, nós precisamos construir um novo espaço para a saúde. Com a verba destinada pelo deputado Toninho, o qual eu e o prefeito Edir Havrechaki agradecemos muito, a Administração poderá construir a unidade de saúde em um espaço adequado e dentro das normas da vigilância sanitária”, destacou.

A secretária da Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, falou sobre a importância da obra em Witmarsum. “Cerca de 3 mil pessoas residem na localidade, a qual fica afastada do centro urbano do município. A população precisa de uma unidade adequada, dentro das normas, habilitada pelo Ministério da Saúde, e que ofereça um atendimento de qualidade e com conforto para os pacientes. Essa emenda chegou em excelente hora, pois em nosso Plano Diretor havia a construção da unidade de saúde em Witmarsum, porém ainda faltava a verba”, disse.

Também estiveram presentes na reunião os secretários municipais Eloir José Voichicoski, Fabiano Cassanta, Geraldo Nepomuceno das Neves e Mário Wieczorek, os vereadores Anselmo Heimbecher Osório e Marcos Ribas, o presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzky, o coordenador de mandato de Wandscheer nos Campos Gerais, Gilberto Santos, além de servidores municipais, produtores rurais e associados da cooperativa.