Correio dos Campos

Conferência de Assistência Social discute direitos, deveres, financiamento e participação popular

29 de agosto de 2019 às 14:22
(Divulgação/Gabriel Osternack Lima/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Assistência Social, Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social. Esse foi o tema da 12ª Conferencia Municipal de Assistência Social, realizada durante a manhã e a tarde de quarta-feira (28), no auditório da na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Representantes do governo, sociedade civil organizada e demais cidadãos estiveram reunidos para discutir e avaliar as ações voltadas para a política de assistência social em Palmeira. Durante o evento foram debatidas e articuladas novas propostas para a área, para que prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes fossem definidas.

Geraldo Nepomuceno das Neves, secretário de Gestão Pública e que representou o prefeito Edir Havrechaki durante a Conferência, disse estar “feliz em ver tantos jovens integrando os Conselhos. E esse cenário não existe apenas no Conselho de Assistência Social, mas em todos os outros. Todos realizam um excelente trabalho e sei que a comunidade de Palmeira está bem representada” destacou. Neves ainda relatou ter conversado com o prefeito pouco antes da Conferência e que o mesmo pediu para agradecer a todos integrantes dos Conselhos, reiterando que fazem um excelente trabalho e que o empenho e a dedicação aplicados fazem toda a diferença.

O secretário de Assistência Social, Mário Wieczorek, também fez questão de falar aos Conselhos e seus membros. “Quero agradecer aos Conselhos, que são um alicerce para a nossa secretaria. São formados por pessoas voluntárias e que se dedicam muito nas áreas em que estão alinhados. Também quero destacar as parcerias com outras secretarias para a formação e desenvolvimento das atividades dos conselhos, além do Ministério Público, que sempre nos auxilia em várias questões e pela compreensão de sempre garantir o direito das pessoas”, disse.

Wieczorek também falou sobre a questão financeira e a importância para os conselhos e atividades assistenciais. “É lamentável a situação em que estamos passando com a diminuição dos repasses a nível federal para as atividades assistenciais. Estamos em um ano atípico, que dificulta a realização de várias atividades, pois muitos repasses não estão sendo cumpridos. Os motivos não veem ao caso agora, mas esperamos que seja apenas um momento e que o financiamento para as politicas sociais sejam prioridades no Governo Federal e também no Estadual, assim como é no nosso Município. Muitas entidades e pessoas necessitam muito desses repasses”, ressaltou o secretário.

Tatiana de Fátima Padilha de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, enfatizou que “investir em política pública é investir na cidadania, no desenvolvimento do país a curto e longo prazo. Através de políticas assistenciais podemos ter um país menos desigual e mais justo. Essa é uma luta constante que temos, pois direito social não é um presente” relatou.

Após as falas das autoridades presente na Conferência, aconteceu a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência e na sequência o Grupo da Oficina de Violão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou uma apresentação.

Em seguida Lisiane Aparecida Hudzinski realizou uma palestra ao público presente. Ela é bacharel em Serviço Social e pós-graduada em Gestão Social e Gestão Pública de Saúde, além de atuar como assistente social há cerca de 10 anos, em áreas de estratégia técnica, social e em sala de aula. Além de palestrante, é fomentadora de processos do trabalho ‘A Luz da Política de Assistência Social’.

No período da tarde aconteceu uma apresentação realizada por usuários do Centro Municipal do Idoso Fonte da Juventude (Cemid), seguida pelo início da discussão com os grupos. A Conferência seguiu três eixos estratégicos durante suas discussões: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, Política Pública tem que ter financiamento público e a participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

Logo após houve a sistematização das propostas, plenária, e escolha de Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. As eleitas foram Mayara Martins, como titular, e Débora Bronosky, como suplente.