Correio dos Campos

Cras Volante atende mais de 50 famílias em ação que atingiu seis localidades rurais

13 de agosto de 2019 às 13:04
(Divulgação/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – Mais de 50 famílias das localidades de Guarauninha, Turvo, Guaraúna dos Borges, Tocas, Faxina e Volta Grande participaram da ação do ‘Cras Volante’ durante a última semana. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Proteção Básica, teve o intuito de cadastrar e inserir famílias que se enquadram em serviços, projetos e programas sociais, tais como o programa Bolsa Família.

A equipe composta por uma assistente social, três educadores sociais, um gestor do Cadastro Único, motorista e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), atendeu de terça-feira (6) a quinta-feira (8) ao lado da Estratégia de Saúde da Família de Guarauninha. “A equipe foi formada para realizar esse atendimento diferenciado, assim garantindo a proteção social às famílias e indivíduos que residem em áreas geograficamente isoladas, viabilizando o acesso aos seus direitos sociais”, disse a chefe de Proteção Social, Joelma Santos Mayer.

De acordo com Mayer, “nesses dias foram feitas atualizações do cadastro único, cadastros novos, inclusão e acompanhamento de famílias no Programa Família Paranaense (PFP), visitas domiciliares, liberações de passagens e encaminhamentos para o Cras Central. Conforme o cronograma os objetivos foram atingidos, pois conseguimos atender 54 famílias, dentre elas busca ativa e inserção de famílias no PFP”, revelou.
Cras Volante

O projeto ‘Cras Volante’ irá realizar mensalmente ações semelhantes nas localidades rurais e urbanas de difícil acesso. A programação e escolha dos locais de atendimento do ‘Cras Volante’ foi realizada através de reunião de equipe e definida conforme a demanda reprimida.

Esse foi o primeiro atendimento realizado pelo veículo, que veio para o município através do Programa Família Paranaense, do Governo do Estado. O utilitário é equipado com central multimídia e acesso à internet que facilita a execução de trabalhos em diferentes regiões da cidade e do interior. Além disso, a van possui impressora, som, microfone, toldo e cadeiras, para atendimento completo à comunidade.