Prefeitura e Copel realizam ações para remover cabos irregulares

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) estão realizando ações para a retirada de cabos sem uso da rede de postes do município. São fiações instaladas por diversas empresas e que perderam sua serventia, mas permaneceram nos locais, causando poluição visual e outros transtornos.
Desde esta segunda-feira (18), equipes da empresa estão colocando em prática uma “limpeza” nessas fiações. Os serviços começaram na Rua Nicolau Klüppel Neto – principal via do Núcleo Santa Paula. Durante a semana, também serão visitados os postes localizados nas avenidas Dom Pedro II, Ernesto Vilela e João Manoel dos Santos Ribas, e nas ruas Maurício de Nassau, Rio de Janeiro e Balduíno Taques, além da Travessa Santa Cruz. Outras vias serão contempladas nos próximos dias.
As atividades são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Esta é uma demanda da população à qual estamos atentos e contamos com a parceria da Copel e das demais empresas usuárias da rede de cabeamento aéreo para que seja regularizada. Reduzir a poluição visual e retirar cabos inservíveis, que podem causar riscos, é uma ação extremamente necessária”, considera o secretário Eduardo Marques.
Segundo números da Copel informados à Prefeitura, a companhia realizou, contra as empresas que utilizam o sistema de fiação aérea, um total de 158 notificações de risco e irregularidade em relação aos cabeamentos da rede em 2025.
A intervenção, visando à segurança e à melhoria da paisagem urbana, é orientada pela Copel, em parceria com a Prefeitura e com a participação das operadoras de telecomunicações e dados que atuam na cidade.
“É muito importante a parceria com as prefeituras nesse processo que visa à segurança da população e que contribui para a melhoria da paisagem urbana. A Copel, que compartilha os postes com as operadoras de telecom e dados, atua para que as normas técnicas de organização de cabeamento sejam cumpridas”, afirma o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo.
Responsabilidades
Cabe às operadoras de telecom a responsabilidade sobre a manutenção da fiação telefônica dentro dos padrões, conforme determina a legislação federal que rege o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel.
As distribuidoras de energia elétrica, como a Copel, atuam na fiscalização e notificação das empresas e são autorizadas a fazer a retirada imediata da fiação em casos que representem risco à população.
A Copel alerta que, por segurança, a população não deve tocar em cabos soltos, sob nenhuma hipótese. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel, pelo telefone 0800 51 00 116.