Correio dos Campos

Cooperativa Witmarsum promove 11º Simpósio Produção de Leite no dia 3 de agosto

2 de julho de 2018 às 22:41

COM ASSESSORIAS – A Cooperativa Agroindustrial Witmarsum promove no próximo dia 3 de agosto o 11º Simpósio Produção de Leite. O evento, que este ano tem como tema “O produtor com a palavra”, será realizado no Centro de Eventos Leão de Judá e tem atividades programadas para acontecer entre as 8 e as 16 horas, com palestras técnicas, painéis e insights sobre a atividade leiteira.

O presidente da Cooperativa, Artur Sawatzky fará a abertura do Simpósio às 8h30. Depois, o médico veterinário Hugo Richard Dyck, do Departamento Técnico da Cooperativa Witmarsum, fará o primeiro insight, com dados do Acompanhamento Reprodutivo Witmarsum, lembrando que “a vaca só dá leite se parir” e, por isso, o controle reprodutivo é imprescindível para qualquer propriedade leiteira.

Na sequência da programação, às 8h55 acontece o primeiro painel, no qual três produtores – Egon Kruger, Marcos Epp e Ronei Volpi – serão questionados sobre os temas: associativismo entre produtores, melhoramento genético através da técnica do genoma e a produtividade por área índice que pode definir a viabilidade da pecuária de leite frente a outras áreas da agropecuária. O mediador deste painel será Jefferson Ferst Vieira, diretor-gerente da Cooperativa.

A premiação dos produtores destaque em 2017 será realizada na continuidade da programação, seguida de Milk Break, para que os participantes possam saborear a qualidade do leite com café.
O médico veterinário Gunther Schartner, do Departamento Técnico da Cooperativa Witmarsum, apresentará o segundo insight, sobre frequência da assistência técnica na reprodução com informações sobre a rotina de visitas mais frequentes às propriedades, que determina uma redução do intervalo entre partos.

Fechando a programação do Simpósio no período da manhã, às 11 horas, o médico veterinário Sandro Viechnieski profere palestra com o tema “Indicadores Zootécnicos entre Free Stall x Compost Barn”. O tema objetiva mostrar os diferentes resultados entre as duas técnicas de criação, auxiliando assim o produtor tirar conclusões da melhor opção no momento da construção ou corrigir possíveis falhas na sua criação.

Após o almoço, que será servido no local do evento, a programação será retomada com a apresentação do terceiro insight. O médico veterinário André Christiaan Van Nouhuys, do Departamento Técnico da Cooperativa Witmarsum, aborda Criação de Novilhas Ideal x Econômico, focando que o retorno do investimento no gado jovem deve ser o mais breve possível.

A programação do Simpósio prossegue com a realização do segundo painel, às 13h40. Nele, o tema Terceirização será discutido entre técnicos de diferentes áreas da pecuária leiteira, confecção de volumosos de qualidade, aquisição de lavouras de milho grão para a produção de silagem para o gado leiteiro e a criação de gado jovem fora da propriedade para que o produtor fique com o foco somente na produção. O mediador do painel será Artur Sawatzky e os participantes os produtores Edson Kasdorf, Rogério Dyck e Tobias Katsmann.

Às 14h50, a palestra do zootecnista, mestre em Produção de Ruminantes e empresário do setor pecuário Christiano Nascif vai abordar “Gestão de propriedades leiteiras em diferentes níveis de produção”, pretende oferecer aos participantes noções de que cada propriedade deve ser administrada de acordo com o seu nível produtivo e tecnológico.

No encerramento da programação do 11º Simpósio Produção de Leite acontece mais um Milk Break, permitindo aos participantes a confraternização e, novamente, apreciar o sabor e qualidade do leite com café.

Inscrições

A participação de interessados tem vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do 11º Simpósio Produção de Leite, clicando AQUI.
Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas pelos telefones (42) 3254-4047 com Uziara e (42) 3254-4046 com Edílson.