Correio dos Campos

Palmeira participa de debate sobre a Escarpa Devoniana

28 de julho de 2017 às 17:21

Na quinta-feira (27), Palmeira foi um dos poucos municípios que participaram da audiência da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais (CEMA), que discutiu sobre do Projeto de Lei (PL) 257/2016 que pretende reduzir em 70% os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

Foi a primeira vez que os 12 municípios que integram a APA tiveram a oportunidade de se manifestar publicamente sobre o projeto, que tramita na Assembleia Legislativa, contudo, apenas quatro municípios contando com Palmeira participaram da reunião. A falta de informação e do envolvimento das cidades é indício de que o tema foi pouco debatido na região.

O secretário de Meio Ambiente de Palmeira, José Przybysewski, foi um dos quatro secretários a participarem da reunião. De acordo com ele, praticamente não houve debate com a sociedade acerca do projeto. “Embora tenha tido uma audiência pública em Ponta Grossa, nós percebemos que ela não foi eficiente. Os municípios e seus munícipes devem debater plenamente sobre impacto ambiental e impacto econômico de uma redução como esta”, destacou o secretário.

O deputado Rasca Rodrigues foi quem promoveu a audiência. Segundo Przybysewski, o deputado quer emitir o parecer dele encorajando e fortalecendo o debate da população sobre o tema. “Após essa audiência ficou muito claro o que precisamos fazer, vamos organizar uma audiência pública entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Conselho de Turismo, Comunidade de Witmarsum, proprietários de áreas na APA e demais cidadãos interessados para esclarecimentos e debate sobre o tema”, disse o secretário. A intenção é realizar o evento na primeira quinzena de agosto.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, hoje o município de Palmeira recebe cerca de R$ 480 mil de repasse referente ao ICMS Ecológico, com a redução da área Palmeira assim como os outros 11 municípios perderiam grande parte do recurso.