Correio dos Campos

Palmeira terá quatro cursos gratuitos para adolescentes

9 de junho de 2017 às 14:49
Representantes das Secretarias de Indústria e Comércio, Assistência Social, e das entidades Lar Levi, Renascer e Apae, juntamente com o Senai-PR, trataram na quinta-feira (08) sobre a realização de cursos técnicos profissionalizantes voltados a adolescentes, através da deliberação 081/2016 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Para realização dos cursos o município receberá recurso fundo a fundo – do Fundo Estadual para Infância e Adolescência para o Fundo Municipal para Infância e Adolescência.
Serão 25 vagas em cada um dos cursos ministrados pelo Senai de forma gratuita. As modalidades pré-selecionadas são almoxarife, agente de inspeção da qualidade, torneiro e auxiliar administrativo. A carga horária é de 160 horas, as aulas poderão ser realizados em horários de manhã, tarde e noite, respeitando a formação de turmas. O projeto atenderá adolescentes de 15 a 17 anos, sendo no mínimo 20 por cento das vagas preenchidas por adolescentes prioritários – cadastrados em programas sociais. As demais vagas poderão ser abertas para a comunidade, respeitado a mesma faixa etária.
Com a conclusão do curso, além de receber o certificado pelo Senai, os adolescentes terão seus currículos devidamente preparados, carteira de trabalho emitida e cadastramento na Agência do Trabalhador para direcionamento no mercado de trabalho.
Segundo o diretor de indústria e comércio, Eloir José Voichicoski, a Secretaria de Indústria e Comércio irá apresentar um projeto ao CEDCA para receber o recurso disponível para Palmeira, com aval do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Essa é uma ótima oportunidade, especialmente porque trata de projeto que tem função social e também está direcionando capacitação ao público iniciante no mercado de trabalho”, comentou. O projeto conta ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social.
Além de Voichicoski, participaram do encontro o secretário de assistência social, Mário Antonio Wieczorek, o diretor de trabalho e emprego, Luis Alfredo Slusarz, e a diretora de proteção social, Tânia Mara Trindade. Também participaram Carla Kavalkeviski e Gracieli Aparecida Riffert pela Secretaria de Assistência Social, Mara Elena Kemper Federhen pela instituição Renascer, Aline Bach de Almeida pela AMB/Lar Levi, e Alice de Pauli e Maikel Maidl representando a APAE. O Senai esteve representado por Emerson Morais e Thaianede Góis Domingues.