Correio dos Campos

Secretaria de Saúde realiza atividades em combate ao tabagismo

31 de Maio de 2017 às 21:43

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, que acontece nesta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira desenvolve ações contra esse problema comum e que causa danos à saúde pública.

No início da manhã de hoje, um grupo realizou uma caminhada, saindo da praça da Igreja Matriz, seguindo pela rua Conceição, até o semáforo da rua Barão do Rio Branco. Durante o percurso foram exibidos cartazes e faixas, com dizeres como “Ame a vida. Não fume!” e “Fumar não é questão de hábito. É questão de óbito!”.

Um personagem simbolizando a morte, carregando um cigarro e segurando uma foice, estava à frente do grupo. Outras pessoas que seguravam flores durante todo o ato representavam a vida e a esperança de quem para de fumar.

No ponto final da caminhada foi montada uma tenda, onde o público pode receber ajuda para largar o vício do tabaco e informações sobre o Grupo de Tabagismo da Atenção Primária da Saúde. No local também é possível conferir pressão arterial, realizar teste de glicemia e acompanhar atividades em combate à dengue e a hanseníase. Os atendimentos ficam disponíveis até as 16 horas.

 

Grupo de Tabagismo – A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desenvolve um Grupo de Tabagismo para quem quer largar o vício. As atividades foram iniciadas com 32 pacientes, mas atualmente o grupo conta com 25 frequentadores.

Segundo Rosilene Calixto, chefe de Atenção Integral à Saúde, existe a previsão de mais um grupo começar até o mês de julho. “Os interessados podem procurar a Secretaria de Saúde para receber mais detalhes sobre o grupo. Ele irá funcionar nas Estratégias de Saúde da Família”, comentou.

Os encontros do Grupo de Tabagismo acontecem uma vez por semana. Ele conta com multiprofissionais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, enfermeiros e técnicos em saúde. Durante os encontros acontecem rodas de conversa e discussões para tentar resolver a questão de cada um da melhor forma possível.