Correio dos Campos

Fiscalização Covid realizou mais de 637 ações e recebeu 80 denúncias em três semanas

29 de junho de 2021 às 17:01

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira, 29, Jaguariaíva completa 20 dias do primeiro decreto com medidas restritivas, como proibição da comercialização e consumo de bebidas em locais públicos ou estabelecimentos das 20h às 5h e aos fins de semana e toque de recolher.
Com o trabalho da prefeita Alcione Lemos para buscar apoio das forças de segurança nas operações aos fins de semana, período em que cresce o número de denúncias, a fiscalização ganhou reforço com a participação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e seus papéis têm sido fundamentais para o cumprimento das medidas e a inibição de situações de aglomeração, proibidas no Decreto 399/2021 (clique AQUI), cujas determinações foram mantidas no novo Decreto 421/2021 (clique AQUI), válido até o dia 7 de julho.

Resultado disso são os números da contaminação que caíram 30% no último boletim, comparando com a primeira semana do mês de junho, quando eram 315 casos ativos, na última semana foram 219.

De acordo com a prefeita Alcione, o objetivo é baixar ainda mais os números e, para contribuir no recuo dos casos, as operações da fiscalização continuam. “A fiscalização é um trabalho conjunto do Poder Executivo com as forças de segurança e tem dado resultado, baixamos os casos desde o início do decreto, mas é preciso que as pessoas se conscientizem, diminuam a circulação e evitem aglomerações”, afirmou a prefeita.

Apenas do dia 10 ao dia 27 de junho, a fiscalização realizou 637 ações, recebeu 80 denúncias, a maioria delas nas operações de fim de semana. Pacientes violando a quarentena, festas residenciais, aglomeração em comércios e venda de bebida, são situações que têm sido delatadas pela população. No período de três semanas um local foi interditado, foram lavrados nove auto termos e seis termos de infração no comércio, além de 38 orientações com abordagem policial.

Recentemente a prefeitura Municipal realizou um novo processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação de seis fiscais. Os grupos de fiscalização têm se revezado diariamente, mas cada equipe conta com fiscais Covid, fiscais da Vigilância Sanitária, Guarda Patrimonial, fiscais do Código de Postura e Representante da Segurança do Trabalho. Todas as ações foram registradas pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.