Correio dos Campos

Bibliotecas municipais de Jaguariaíva funcionam com medidas de prevenção à Covid-19

21 de maio de 2021 às 10:47
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), através do Departamento de Cultura, informa que as bibliotecas municipais estão atendendo ao público de forma adaptada às medidas de prevenção e combate à Covid-19, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes e as normativas repassadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas.

As bibliotecas estão funcionando apenas com os serviços de empréstimo e devolução de livros e emissão de cadastro, sem a permanência no local para realização de pesquisas ou acesso à internet. É permitido o acesso de apenas uma pessoa por vez aos estabelecimentos, com aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara. Para a realização dos serviços os funcionários utilizam luvas de látex, além da obrigatoriedade do uso de máscara.

Após a devolução de um livro é feita sua higienização com produto específico e ele só volta a estar disponível para empréstimo depois de dez dias de “quarentena”. Importante salientar que, durante a vigência da pandemia, as bibliotecas não estão autorizadas a receber doações de livros, em hipótese alguma, conforme orientação de órgãos sanitários e do Sistema Estadual de Bibliotecas.

O cadastro para realizar o empréstimo de livros é rápido e gratuito. Basta apresentar cópia do CPF, RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço; menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal que também precisa apresentar os documentos. As bibliotecas não possuem cadastro unificado, o que faz necessário realizar cadastro em cada unidade, caso precise emprestar livro em ambas as bibliotecas.

A Biblioteca Cidadão “Monteiro Lobato” está localizada na Rua Helarina Luiza de Matos, s/nº, no bairro Jardim Matarazzo, telefone (43) 3535-7950 e a Biblioteca Pública Municipal “Mary Camargo” encontra-se na Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas, nº 44, no bairro Cidade Alta, telefone: (43) 3535-6317.

Para maiores informações sobre o funcionamento das bibliotecas entrar em contato através dos telefones ou pelo e-mail [email protected].