Correio dos Campos

Jaguariaíva define plano de vacinação contra a Covid-19

8 de fevereiro de 2021 às 12:27
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – O município de Jaguariaíva aguarda novas remessas de vacina para distribuição aos públicos prioritários, conforme o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. A Fase 1 está praticamente concluída, com mais de 300 pessoas vacinadas com as primeiras doses dos imunizantes do Instituto Butantan (Coronavac) e Fiocruz (AstraZeneca).

Com quatro fases de e elaborado pela administração municipal, por meio da Semus (Secretaria Municipal de Saúde), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e em consonância com o Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19, o documento priorizou inicialmente a vacinação para os profissionais vacinadores, trabalhadores da linha de frente da saúde, trabalhadores de instituição de longa permanência para idosos (ILPI) e idosos institucionalizados.

Também serão vacinados na primeira etapa os trabalhadores de serviços privados ambulatoriais (farmácias e clínicas) e ocupacionais, além de funcionários de serviços funerários e servidores das forças de segurança.

Pessoas com vulnerabilidades relativas à faixa etária e outras condições entram na Fase 2. São eles os idosos a partir de 80 anos, com prioridade para os mais velhos até chegar aos de 60 anos. Em seguida receberão a vacina as pessoas privadas de liberdade, uma vez que se a Covid-19 se alastrar nas prisões o reflexo se dá no sistema de saúde disponível, que rapidamente pode ficar superlotado.

A Fase 3 do Plano de Imunização inclui os cardiopatas graves, diabéticos, hipertensos, obesos, doentes neurológicos, portadores de pneumopatias graves, portadores de deficiência severa, portadores de neoplasias, imunossuprimidos e transplantados.

Já os trabalhadores dos serviços essenciais, como os professores e demais trabalhadores da área de educação e serviço social, limpeza pública e transporte coletivo serão vacinados na Fase 4.

Vale ressaltar que Jaguariaíva está na expectativa do recebimento de mais doses de vacinas contra a Covid-19 para dar andamento nas fases 2, 3 e 4 de vacinação. Os imunizantes ainda são escassos no mundo todo, mas os governos estão empreendendo esforços para ampliar o acesso à população.

Diante do atual cenário mundial de indisponibilidade de imunizantes, é importante ao jaguariaivense aguardar a divulgação e chamamento dos grupos prioritários para vacinação contra o novo coronavírus, que se dará conforme as vacinas forem distribuídas pela 3ª Regional de Saúde. O Plano Municipal de Vacinação completo pode ser acessado clicando AQUI