Correio dos Campos

Jaguariaíva recebe 170 doses da vacina da AstraZeneca

25 de janeiro de 2021 às 15:25
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – Mais um passo importante para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 em Jaguariaíva foi dado. Uma nova remessa, com 170 doses de imunizante, foi trazida ao município neste domingo (24). O trabalho foi feito no mesmo dia em que as novas doses chegaram ao Paraná e foram distribuídas às regionais de saúde.

As vacinas recebidas neste domingo na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa são desenvolvidas pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, que no Brasil estão sob responsabilidade da Fiocruz. Uma primeira remessa, com 240 doses da Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, distribuída no Brasil via Instituto Butantan, foi trazida ao município no dia 19. Imediatamente foi feita a vacinação da primeira profissional de saúde na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Em Jaguariaíva a enfermeira Maria Augusta Rodrigues Silveira, atuante na linha de frente contra Covid-19 no Hospital Municipal Carolina Lupion, foi a primeira a receber o imunizante. A prefeita Alcione Lemos, presenciou o procedimento, como forma de incentivar a todos a tomarem a vacina, que é uma esperança para a saída da pandemia.

Por enquanto o município soma pouco mais de 400 doses recebidas, o que representa menos de 1% do total necessário para imunizar a população. Segundo estimativa da Semus, seriam necessárias 72 mil doses para Jaguariaíva, levando em conta que são necessárias duas doses do imunizante para cada pessoa do público prioritário.

Devido à escassez de vacinas disponíveis no Brasil e no mundo, primeiramente em Jaguariaíva estão sendo vacinados os profissionais vacinadores, idosos e trabalhadores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Lar Bom Jesus, e trabalhadores de saúde da linha de frente de atendimento ao Covid-19, profissionais estes que atendem no HCML e na Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha.

A vacinação do grupo prioritário está sendo feita de forma volante. Conforme informações da SEMUS, o que determinará o avanço das fases de operacionalização do Plano Municipal de Vacinação será a quantidade de doses de vacina e insumos disponibilizados ao município, no decorrer das próximas semanas.

Importante destacar que os cuidados para prevenir o coronavírus devem continuar. Conforme amplamente difundido em campanhas de prevenção, sob orientação dos especialistas em saúde, o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitar aglomerações e procurar o serviço de saúde ao apresentar sintomas da doença são muito importantes para diminuir a circulação do vírus, evitando mortes pela Covid-19 e suas complicações.