Correio dos Campos

Jaguariaíva recebe obra de restauração da Casa da Cultura

13 de agosto de 2020 às 14:24
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – A administração municipal jaguariaivense entregou oficialmente à população na noite de quarta-feira (12) a obra de restauração da Casa da Cultura Professor Dr. João Batista da Cruz. Para evitar aglomeração e os riscos da Covid-19, a cerimônia foi transmitida pela internet, com opção de acompanhamento em tempo real por telão montado no lado de fora do prédio no sistema drive-in, e também por cobertura da Rádio Jaguariaíva.

Cartão postal da cidade, a edificação situada na “Cidade Alta”, com mais de 100 anos, que já foi salão de baile, delegacia e sede da prefeitura, estava deteriorado e cheio de entulho, até que em 2009, na primeira gestão do então prefeito Otélio Renato Baroni, o município iniciou o processo de recuperação. Foram cerca de R$500 mil investidos, sendo metade recursos próprios municipais. Entre as intervenções estiveram as estruturas de cobertura, piso, forro e escada de madeira, pintura, instalações sanitárias, rede hidráulica e elétrica e outras.

No ato da entrega o prefeito José Sloboda relatou que foram feitas reformas em todos os prédios públicos jaguariaivenses, sendo o da Casa da Cultura o último a ser entregue nesta administração. Lembrou das equipes que trabalharam para que o resultado fosse alcançado e registrou sua satisfação em fazer parte da transformação de Jaguariaíva em uma cidade melhor para se viver. Anunciou ainda algumas obras públicas que devem iniciar.

A vice-prefeita e ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, destacou os objetivos da restauração do prédio, que por fazer parte do patrimônio histórico e cultural de Jaguariaíva, foi resgatado para que seja um espaço de fomento à cultura, além de por si só já difundir a imagem e a trajetória de Jaguariaíva. “São 102 anos de história que quase foram perdidos, mas resgatamos e hoje entregamos esta obra aos seus legítimos donos – a população jaguariaivense. Por fazer parte deste processo é que me encontro aqui hoje bastante emocionada, fazendo a entrega da Casa da Cultura Professor Dr. João Batista da Cruz”, disse Alcione, destacando que o melhor sempre deve ser buscado para os jaguariaivenses.

Também registraram sua satisfação com o momento o diretor do Departamento de Cultura, Vinicius Schadner Pereira, e o neto do patrono da Casa da Cultura, Fernando Ziemer da Cruz, que representou a família na ocasião. Fernando Ziemer observou que tal obra de restauração do patrimônio público beneficia não só Jaguariaíva, mas o Estado do Paraná, lembrando que um povo não vive sem sua história.

O diretor Vinícius destacou as peculiaridades da revitalização, que não se tratou de uma simples construção, mas de uma obra complexa, visto que as características originais seculares tiveram que ser preservadas, tudo deliberado e aprovado por órgãos competentes. Informou que o local será sede do Departamento Municipal de Cultura e área de constantes exposições culturais e eventos oficiais.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Erla de Melo, agradeceu a todos os envolvidos no trabalho e enalteceu a importância de Jaguariaíva ter sua Casa da Cultura, que em muito deve contribuir com a educação dos munícipes.

Antes do descerramento da placa de entrega da obra o Padre Maycon José da Silva, pároco do Santuário Bom Jesus da Pedra Fria, ministrou uma benção ao local. O historiador Rafael Pomim falou da biografia do Professor Dr. João Batista da Cruz, que também foi prefeito e entusiasta da cultura e da história no município. Na oportunidade foi entregue ainda a Galeria dos Prefeitos de Jaguariaíva, com fotos de cada um, instalada no segundo pavimento da Casa da Cultura, próxima ao Salão de Atos Oficiais. A transmissão feita do evento pode ser vista na página de Facebook da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, pelo link https://www.facebook.com/watch/?v=846934585839975.