Correio dos Campos

Bibliotecas municipais de Jaguariaíva estão em funcionamento

3 de junho de 2020 às 09:59
Biblioteca Cidadã Monteiro Lobato

COM ASSESSORIAS – Seguindo recomendações sanitárias preventivas à disseminação do novo coronavírus, as bibliotecas públicas municipais de Jaguariaíva estão em funcionamento. Os leitores podem emprestar livros e fazer devoluções. Tudo para dar continuidade ao incentivo ao hábito da leitura e apoio aos usuários neste período de distanciamento social.

Os livros após entrega são higienizados mais de uma vez e passam por quarentena antes de serem recolocados nas estantes. O atendimento é feito por funcionários que usam máscara e luvas descartáveis.

Para evitar aglomeração, a permanência dos usuários para pesquisas, digitações nos computadores, uso da internet aberta e leitura está temporariamente suspensa.

A Biblioteca Municipal Mary Camargo, que antes ficava na Avenida Antônio Cunha, funciona na Rua Prefeito Aldo Ribas, na Cidade Alta. Já a Biblioteca Cidadã Monteiro Lobato, fica no Jardim Matarazzo. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

São quase 15 mil títulos disponíveis nas duas bibliotecas. Os temas dos livros e impressos do acervo vão desde os mais pedidos nos trabalhos escolares, assim como artigos científicos, livros de autoajuda e literaturas infanto-juvenil, nacional e estrangeira, gibis, revistas, periódicos, entre outros. Entre os destaques estão livros raros de historiografia paranaense.

O procedimento para empréstimo é simples. O interessado deve apresentar RG, CPF e cópia de comprovante de residência junto do original. Cada livro pode ficar com leitor por 15 dias, sendo possível uma renovação.

Projetos – Ainda para incentivar a leitura, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), responsável pelas bibliotecas, realiza todos os anos o Projeto “A Hora do Conto”. O projeto é desenvolvido com as escolas municipais, envolve técnicas de teatro, e está temporariamente suspenso neste período de pandemia.

Outra ação suspensa devido os riscos de contaminação da Covid-19 é o Concurso de Declamação de Poesias. Realizado todos os anos em junho, o concurso envolve alunos e comunidade na prática da leitura e declamação, além de comemorar o aniversário da saudosa poetisa jaguariaivense Mary Camargo, que dá nome a uma das bibliotecas do município.