Correio dos Campos

Jaguariaíva investe em tecnologia na Educação para otimizar o aprendizado na rede municipal

23 de setembro de 2019 às 16:33
‘Mesinhas Digitais’ já fazem parte da rotina pedagógica dos alunos dos Cemeis. Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Quando se fala em tecnologia, boa parte das pessoas já remete à equipamentos como celular, GPS, relógios inteligentes, Smart TV’s e toda forma de interatividade entre homem e máquina.

Estes dispositivos abrem margem para inúmeros usos da tecnologia e um dos mais importantes, obviamente, está ligado à Educação. Utilizada como ferramenta de aprendizagem, a tecnologia tem alcançado alunos e professores e aproveitado de forma didática os recursos que já fazem parte do cotidiano humano.

Em Jaguariaíva, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), tem investido em aquisição e capacitação para o uso destas novas metodologias.

Computadores, celulares, tablets, e suas inúmeras possibilidades estão presentes nas salas de aula do município, desde a educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e demais classes que compõem a rede.

Ferramentas como o ABC Digital, Sabichinhos e sistema Android são compostas por recursos diversos, como textos, vídeos, áudios, atividades pedagógicas e ferramentas digitais, a serem utilizados de forma individual ou coletiva, no laboratório de informática e em sala de aula a partir de laboratórios móveis (tablets PCS) e agora as “Mesas Digitais” para os alunos de CEMEIS. Os recursos são atualizados constantemente, para acompanhar a evolução tecnológica, dentro da possibilidade de aporte estrutural da escola e da rede.

A vice-prefeita e secretária Alcione Lemos afirma que, por meio da tecnologia aplicada na Educação, o aluno trabalha os conteúdos curriculares ao passo que desenvolve habilidades como lógica, curiosidade, capacidade de decisão e solução de problemas, bem como a reflexão e a argumentação, tornando-se sujeito de seu aprendizado. “A tecnologia propicia um trabalho sistêmico, de forma organizada e intuitiva, mediada pelo professor, porque as novas gerações estão definitivamente conectadas e familiarizadas com estes dispositivos. Temos investido para que esta construção do ‘saber’ esteja inerente ao dia a dia do aluno, aproveitando a dinamicidade dos recursos que eles mais utilizam em seu cotidiano”, conclui a secretária de Educação, Cultura e Esporte.