Correio dos Campos

Saúde municipal investe em gestão e capacitação de servidores

27 de agosto de 2019 às 15:27
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Secretaria de Municipal de Saúde (Semus) está investindo na capacitação de sua equipe. O objetivo é elevar a qualidade no atendimento à população e ainda atender o Plano Municipal de Saúde, que na diretriz 11, estabelece como meta o fortalecimento da gestão de trabalho e educação permanente em saúde.

O primeiro treinamento ocorreu dia 24, na sala de reunião da Semus, voltado aos recepcionistas e funcionários que trabalham com atendimento direto ao público. Foram 33 os participantes, divididos em turmas pela manhã e tarde.

As primeiras equipes treinadas tiveram informações sobre o protocolo de atendimento nas unidades de saúde municipais e seus serviços. Os servidores conheceram os procedimentos padronizados e em conformidade com a legislação sobre locais de atendimento, formas de encaminhamento, documentos necessários, entre outros. Com isso poderão fazer o correto direcionamento e orientação dos pacientes.

Os temas e necessidades de capacitações estão sendo levantados pela Comissão Permanente de Gestão de Capacitação dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS. Instituída em maio e formada por representantes unidades e setores da Semus como UBS’s, Caps, Hospital Carolina Lupion, Financeiro, farmácias, Clínica de Fisioterapia, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Laboratório de Análises Clínicas, entre outros, a equipe se reúne mensalmente ou extraordinariamente quando necessário.

Membros da Comissão Permanente de Gestão de Capacitação dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde também foram responsáveis pela capacitação dos funcionários de atendimento ao público. Está em planejamento uma formação voltada a auxiliares de serviços gerais e equipe de enfermagem por meio. O assunto será Procedimento Operacional Padrão (POP).