Correio dos Campos

Schoeler Suínos deve investir R$ 15 milhões em Sistema Vertical de Terminação em Jaguariaíva

24 de junho de 2019 às 16:05
Reunião entre a administração municipal e equipe da Schoeler Suínos. (Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Empresa conhecida na região com filial em Jaguariaíva desde 2007, a Schoeler Suínos planeja expandir sua produção e, através da articulação do prefeito José Sloboda, foi possível colocar o município como prioridade na integração de cerca de 100 produtores rurais no Sistema Vertical de Terminação (SVT).

Após a realização de algumas reuniões, na última terça-feira, dia 18, foram acertados os últimos detalhes com o sócio-proprietário Diego Schoeler e o gerente de integração Erivelton Luiz Schinermann, que já deram o sinal verde para o pré-cadastro dos interessados em fazer parte do SVT, sistema similar ao utilizado pelos criadores de frango, onde o produtor rural receberá os leitões com aproximadamente 22 kg e entregará após 110 dias, com 115 kg.

Para o projeto de expansão, a empresa investirá aproximadamente R$15 milhões para a construção de novos barracões e o subsídio para a engorda de 1000 suínos integrados em cada uma das 100 propriedades que receberão os animais. A Schoeler ainda garante todas as despesas de frete, rações e medicamentos, além de assistência técnica permanente.

Ainda durante a reunião com os empresários e a administração municipal, representada pelo prefeito Sloboda, o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA), José Marcos Pessa Filho e equipe técnica, ficou acordado que a contrapartida da prefeitura será a terraplanagem e adequação das estradas para facilitar o escoamento desta produção, além da disponibilização da equipe técnica da SAMA para buscar os colaboradores que serão avaliados pela Schoeler.

Atualmente a empresa conta com 12 barracões, onde hoje, além da engorda dos suínos, também são mantidas as matrizes. Com a expansão, os barracões da empresa devem ser direcionados exclusivamente para manter as matrizes, cujo número deve saltar de 2.500 para 10.000.

Este produtor deve atender alguns requisitos como ser agricultor familiar, ter uma propriedade que esteja dentro dos parâmetros da empresa, possuir um local para a construção de um barracão de 1.200 m².

Os interessados podem desde já procurar a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente para maiores informações e formação do pré-cadastro.