Correio dos Campos

Alunos e professores da rede municipal de ensino participam de programa de educação ambiental

21 de junho de 2017 às 14:05

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a empresa Arauco, tem proporcionado ambiente atrativo para aprendizagem aos alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino Jaguariaíva. Para ensino de ações e posturas responsáveis, diante de problemas ambientais, estão em andamento aulas de campo na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Fazenda Barra Mansa, município de Arapoti.

Integrante do Programa Educação Ambiental Arauco, as atividades começaram em 8 de maio, com a  capacitação de professores regentes dos 4º anos, na Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho. O foco foram informações sobre meio ambiente e formas de auxiliar na aplicação do programa, que é embasado nos conteúdos abordados em sala de aula do referido ano/turma. Fauna, flora, espécies ameaçadas, biomas do Brasil, sucessão florestal, destinação correta do lixo estão entre os temas trabalhados.

No dia 23 de maio, junto com professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessoria pedagógica, as crianças começaram a visitar a fazenda. As escolas Izabel Branco, José Pedro Cleto, Elza Baptista Fonseca, Maria de Lourdes, Prefeito Aristides Soares e Júlio de Mesquita Filho são as participantes. No total são 444 alunos incluídos.

As aulas na RPPN são ministradas pelos técnicos da ARAUCO, Márcio Roberto Couto, Andrea Bueno e Celita Rodrigues Cordeiro, acompanhados pela assessoria da Smece, Janaína Ferreira Vaz, coordenadoras pedagógicas das escolas participantes e professoras regentes das turmas. Segundo a Smece, através dessa parceria, as crianças vivenciam uma forma diferente de aprender, sem perder de vista a qualidade de ensino sempre priorizada pelo município.