Correio dos Campos

Presidente do TRE esteve em Jaguariaíva para discutir início do cadastro biométrico no município

3 de maio de 2017 às 15:27

O prefeito José Sloboda recebeu na última semana em seu gabinete o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Adalberto Jorge Xisto Pereira. Junto com outros membros do Judiciário eles trataram da implantação da leitura biométrica para troca do título eleitoral de todos os eleitores em Jaguariaíva.

Todos os eleitores deverão se recadastrar no Cartório Eleitoral, onde serão registradas suas digitais para confecção de novo título, a ser usado já nas eleições de 2018. O procedimento no município poderá ser feito a partir de maio, contudo uma mobilização obrigatória neste sentido deve ocorrer entre 21 de agosto e 24 de novembro.

Durante a reunião foi discutida a possibilidade de a Prefeitura Municipal ceder funcionários para auxiliar temporariamente no processo, visto que estão cadastrados no Cartório Eleitoral de Jaguariaíva quase 26 mil eleitores para a troca do título.

Em outros municípios o cadastro biométrico obrigatório já iniciou. Aquele que não comparecer ao Cartório Eleitoral para o processo terá seu título cancelado. Além de direito ao voto, o documento é necessário ao cidadão em momentos como o de abrir contas em bancos, expedição de alguns documentos e prestação de concursos públicos.