
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, o ano letivo da Rede Municipal de Ensino, conforme o calendário escolar de 2026. As aulas terão início em todas as Escolas e CMEIs, atendendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental (regular e integral) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro, os profissionais da educação participam dos estudos e do planejamento pedagógico, momento destinado à organização das ações que serão desenvolvidas ao longo do semestre letivo. A partir de quinta-feira (05), além do início das aulas, também poderão ser realizadas matrículas, rematrículas e transferências diretamente nas unidades escolares.
A secretária municipal de Educação, Daniela de Mattos Ribas, destacou o preparo das equipes para o início do ano letivo, “Todo o planejamento foi pensado com muito cuidado. Nossos professores e equipes pedagógicas estão preparados e motivados para receber os alunos, garantindo um ambiente acolhedor, organizado e favorável à aprendizagem desde o primeiro dia.”
Em 2026, a Prefeitura de Piraí do Sul reafirma seu compromisso com a educação pública, mantendo a entrega dos materiais escolares para todos os estudantes da rede municipal. Mochilas, materiais didáticos e escolares serão distribuídos ao longo dos meses de fevereiro e março, contribuindo para melhores condições de aprendizado.
O prefeito Henrique Carneiro reforçou o compromisso da gestão com a educação, “A educação é uma prioridade permanente da nossa gestão. Trabalhamos com planejamento e responsabilidade para garantir boas condições de ensino, apoiar os profissionais da educação e oferecer às nossas crianças e jovens um ambiente adequado para aprender, crescer e se desenvolver.”
Conforme o calendário escolar, o recesso de julho para os alunos terá início no dia 10, com retorno no dia 27 de julho. Os professores retornam antes, nos dias 23 e 24 de julho, para os estudos e planejamento do segundo semestre. As aulas do segundo semestre se encerram em 18 de dezembro, com o encerramento oficial do ano letivo no dia 21.
Com o início do ano letivo, a Prefeitura de Piraí do Sul reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, pautada no planejamento, na valorização dos profissionais e no cuidado com os alunos. A Rede Municipal inicia mais um ciclo com organização, responsabilidade e foco no desenvolvimento educacional, fortalecendo a escola como espaço de aprendizagem, convivência e construção de futuro.