Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Esportes

Jovens da área rural de Reserva somam 450 medalhas no atletismo 

Com apoio da Klabin, Projeto Superação acumulou resultados expressivos em competições estaduais e nacionais ao longo dos últimos quatro anos; 40 jovens atletas são apoiados pela iniciativa

Jovens da área rural de Reserva somam 450 medalhas no atletismo 
(Imagem: Divulgação/Klabin)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - O que começou como uma iniciativa escolar no distrito de José Lacerda, em Reserva, no Paraná, transformou-se em um expoente do atletismo paranaense. O Projeto Superação, realizado no Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada, celebrou resultados históricos em 2025, consolidando o esporte como ferramenta de transformação social para jovens da região.

O programa oferece treinamento esportivo a atletas, majoritariamente estudantes da zona rural, com acompanhamento educacional para estudantes da escola e de comunidades da região. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática do atletismo, promover disciplina e fortalecer o desempenho escolar dos participantes, além de ampliar oportunidades para jovens atletas em competições regionais e nacionais.

Desde o início da parceria com a Klabin, em 2022, a iniciativa soma 450 medalhas, sendo 258 regionais, 89 macrorregionais, 94 estaduais e nove de nível nacional. Somente em 2025, foram 116 medalhas, o que representa um aumento de 45% desde o início do apoio. Já em 2026, os atletas participaram de uma competição e acumularam 38 medalhas até o momento.

Com o apoio da Companhia, o Projeto realizou melhorias na infraestrutura de treinamentos, ampliou o acesso aos materiais esportivos e educacionais, além de viabilizar o apoio logístico aos atletas, incluindo transporte e alimentação durante as competições.

A mudança que vem do esporte

Para o professor Mauro Jeferson Jesen dos Santos, responsável pelo Projeto Superação, a iniciativa garante desenvolvimento para os jovens atletas. “Mais do que os resultados esportivos, traz ganhos para a vida dessas crianças e jovens. Esse ambiente seguro, com infraestrutura construída com o apoio da Klabin, auxilia na evolução de nossos jovens atletas, contribuindo para que atinjam seu potencial máximo.”

"Para a Klabin, apoiar o Projeto Superação é investir diretamente no futuro e no potencial dos jovens das comunidades onde atuamos, sendo uma importante iniciativa, inclusive, para o enfrentamento a situações de vulnerabilidade. Ver o crescimento desse programa reforça nosso compromisso com o desenvolvimento local por meio da educação e do esporte. É gratificante perceber que estamos ajudando a formar cidadãos mais resilientes e preparados para a vida," afirma Maria Harumi Yoshioka, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Projeto Superação em números - 2025

  • Total de Medalhas: 116 conquistas

  • Campeão Geral: a equipe sagrou-se campeã geral dos Jogos Escolares do Paraná (12 a 14 anos) em Toledo, conquistando dois troféus.

  • Impacto Regional: atendimento a alunos de mais de 10 comunidades rurais de Reserva e municípios vizinhos, como Imbaú.

  • Alcance Nacional: participação em competições de elite como o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16 e Jogos Escolares Brasileiros.

Compartilhe:

Leia também

Equipes de Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba avançam às finais da 14ª Copa AMCG de Futsal, realizada com apoio da ItaipuPonta Grossa e Castro disputarão o título do Adulto Masculino, enquanto Castro e Telêmaco Borba decidem a categoria Sub-17; finais serão disputadas em sistema de ida e volta
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Agência do Trabalhador inicia atendimentos em novo endereço e amplia estrutura para a população

Aliel Machado e prefeita Elizabeth dão início às obras de pavimentação no Ouro Verde

AEAPG promove evento sobre Inteligência Artificial e anuncia curso gratuito para engenheiros e arquitetos

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia