Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Inflação pressiona setor de Bares e Restaurantes dos Campos Gerais em 2024

Com 59% das empresas sem lucro, os empresários buscam equilibrar as contas sem alterar o cardápio

Inflação pressiona setor de Bares e Restaurantes dos Campos Gerais em 2024
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados pela inflação e viu no último mês de 2024 mais uma alta: 1,19%, sendo a quarta consecutiva.

Com aumento nos preços, os empreendedores do setor têm buscado maneiras de equilibrar as contas sem fazer ajustes no cardápio. “Para continuarmos competitivos, diminuímos nossa margem de lucro e fizemos ajustes pontuais para aumentar a eficiência do negócio”, pontua Christian Dykstra, diretor administrativo do Frederica’s Koffiehuis.

Segundo pesquisa da Abrasel, em dezembro, 59% das empresas entrevistadas estavam trabalhando sem lucro. “Esse número é um alerta e nos mostra a fragilidade do setor e como nossa economia está fragilizada”, ressalta o presidente da Abrasel Campos Gerais, Lucas Klas.

No acumulado de 2024, a inflação do grupo “Alimentação e Bebidas", principais insumos do setor, foi de 7,69%.

A alimentação fora do domicílio subiu 6,29% no período, com as refeições avançando 5,70% e os lanches, 7,56%. “Os números demonstram o peso da alta nos insumos e o esforço dos empresários para equilibrar o impacto aos consumidores”, finaliza Lucas.

Entre os alimentos que tiveram maiores reajustes estão o café moído, com 39%, e óleo de soja, com 29%, além de diferentes cortes de carne, grupo de alimentos com aumento de quase 21%.

Perspectivas para 2025

A expectativa para 2025 é de que as vendas de fim de ano, impulsionadas pelas festas e pelo 13º salário, tenham ajudado muitos estabelecimentos a iniciarem janeiro em um patamar favorável. Além disso, segundo pesquisa da Abrasel, 73% das empresas esperam aumentar as vendas no primeiro trimestre de 2025.

Compartilhe:

Leia também

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da ForbesInstituições financeiras de 34 países foram avaliadas por mais de 50 mil clientes com base em critérios relacionados à experiência no relacionamento, com destaque para o fator confiança
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia