Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Em Irati, carreatas festejam relíquia de São Francisco

Em Irati, foram missas, vigílias e saídas pelas ruas

Em Irati, carreatas festejam relíquia de São Francisco
Foram duas carreatas pelas ruas de Irati. (Foto: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Luz)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Em Irati, a relíquia e a imagem peregrina de São Francisco de Assis ficaram expostas ao público a partir do sábado (27). Na sexta-feira, Vanderlei Kawa, ministro formador da Ordem Franciscana Secular (OFS) e frei Daniel Heinns, assistente da Ordem, juntamente com membros da OFS e integrantes do Conselho Pastoral da Comunidade da Capela são Francisco foram até Guarapuava recebe-las. Na chegada de volta, o relicário foi levado para abençoar Irati, aos pés da imagem de Nossa Senhora das Graças. Ela permaneceu na capela, tendo sido recepcionada com orações, cantos, meditações e vigília.

No sábado dia 27, às 8 horas, foi aberta à visitação pela comunidade. Estiveram também em vigília integrantes de pastorais, catequistas e catequizandos, que fizeram homenagens ao patrono, além de adolescentes e jovens. Às 17, a imagem e a relíquia saíram em carreata pelas ruas até a Paroquia Nossa senhora da Luz. Ali, uma missa foi celebrada às 18 horas, pelo pároco, padre Jorge Casimirski, ao lado do frei Jaime Manfrim e diáconos Luciano Ferreira e Júlio Pavelski. “Foi muita emoção do povo presente”, comentou Vanderlei Kawa, contando que, após a celebração, a relíquia foi levada de volta em carreata para a Capela São Francisco, onde a comunidade participou de uma celebração e vigília coordenadas pela OFS e diácono Luciano.

Na manhã de domingo, a capela ficou lotada para a santa missa. “A celebração durou uma hora e meia. Frei Jaime, idealizador da capela e iniciante da Ordem de Irati, presidiu a missa, que foi concelebrada pelo padre Jorge, frei Daniel e o jovem frei italiano Giuseppe Donelli, de Napoli em missão no Brasil. A celebração foi movida pela emoção. O casal da OFS Luiz e Matilde Binara, acompanhado pela irmã TerezinhaSecato Nascimento levaram até o altar a relíquia. Fernando Grochowski vestido com a batina de São Francisco, levou o evangelho em suas mãos. No ofertório, uma família da comunidade entrou carregando um carneirinho e cachorrinhos lembrando que São Francisco louvava a Deus pelos animais e aves. Foi proclamado, pela Humanidade e pela Igreja, o padroeiro dos animais, o apostolo da ecologia e da paz”, detalhou Kawa.

Após a celebração, franciscanos, integrantes do CPC, amigos, casais integrantes das duas gerações dos Vagalumes - grupo de jovens fundado pelos freis muito ativo nós anos 70.80.90 aqui paróquia - participaram de um almoço fraterno junto com os freis Daniel, Joseph e Jaime. Acompanharam também representantes das irmãs franciscanas de Inglostad. Às 13h30, a comunidade e os franciscanos refletiram sobre a vida de santidade de São Francisco de Assis. E, seguida, houve a solene entrega da relíquia e da imagem a integrantes das fraternidades da Diocese de União da Vitória.

A peregrinação do fragmento do osso do fêmur de São Francisco de Assis e da imagem do santo considerada uma das mais antigas do mundo contempla diversos países e fraternidades franciscanas, em comemoração aos 800 anos de fundação da Ordem Terceira, iniciada pelo em 1221. A Ordem é formada por leigos cristãos, casais, solteiros, viúvos e jovens, que vivenciam suas vidas em fraternidade seguindo a regra e vida ditada por São Francisco. No Brasil, a exposição acontece desde 2015. Em Irati, a fraternidade existe há 39 anos. A Paróquia Nossa Senhora da Luz é a sede da Fraternidade São Leopoldo Mandic, pertencente a Capela São Francisco de Assis.

“A figura do santo de Assis, e hoje do mundo todo, continua viva no meio de nós; seus ensinamentos e exemplos nos questionam e, talvez até mesmo agridam, chamando-nos a conversão, para vivermos a paixão por Cristo Jesus e o reino de Deus”, avalia Vanderlei Kawa. De Irati, a relíquia e a imagem passarão ainda por União da Vitória e Pato Branco.

Compartilhe:

Leia também

Comitê 'Avança Campos Gerais' lança Cartilha de Compras PúblicasMaterial disponível online simplifica informações sobre licitações e incentiva empresários locais a participarem do mercado público
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia