Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Deputado Marcelo Rangel propõe ações em prol das famílias de pessoas com autismo

Deputado Marcelo Rangel propõe ações em prol das famílias de pessoas com autismo
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) tem se consolidado como uma das principais vozes em defesa das famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Demonstrando sensibilidade e compromisso com a causa, o parlamentar protocolou seis projetos de lei voltados exclusivamente ao fortalecimento do apoio a essas famílias, buscando promover inclusão, dignidade e qualidade de vida.



Segundo o deputado, os projetos foram elaborados a partir de sugestões apresentadas durante a audiência pública realizada no último dia 08 de maio, e que abordou o autismo, com a participação de prefeitos da região, especialistas que atuam no atendimento ao TEA, e familiares que convivem com pacientes autistas.



"Nosso compromisso é com as famílias que enfrentam, todos os dias, os desafios de cuidar de uma pessoa com autismo. Queremos políticas públicas que saiam do papel e façam a diferença na vida real. Por isso, protocolamos seis projetos de lei na Assembleia para garantir mais acolhimento, estrutura e dignidade a essas famílias", afirmou.



Entre os projetos apresentados, destaca-se a proposta da "família coterapêutica", que reconhece e valoriza o papel dos familiares como agentes ativos no cuidado e desenvolvimento das pessoas com autismo. Outro projeto de grande impacto prevê a capacitação de familiares e cuidadores nas unidades de saúde, com base científica e acompanhamento técnico especializado, garantindo orientações adequadas e seguras.



O deputado também propõe a oferta de suporte técnico dos municípios para qualificação contínua, além do credenciamento regional de profissionais e auxiliares aptos a atuar com cuidados especiais nas escolas, contribuindo para uma educação mais inclusiva e humanizada.



Outras medidas incluem apoio direto às famílias em áreas fundamentais, como alimentação especial, locomoção e gestão de crises comportamentais.



Na área educacional e social, Rangel sugere uma campanha permanente contra o bullying, com a distribuição de cartilhas, realização de palestras e a criação de um canal de denúncias exclusivo.



Outra iniciativa importante é a criação de um comitê permanente, que reunirá representantes da sociedade civil, familiares, profissionais e gestores públicos para debater políticas públicas eficazes e fiscalizar sua implementação. Além disso, os projetos preveem a adequação de espaços em hospitais e clínicas para melhor acolher pessoas com autismo, respeitando suas necessidades sensoriais e emocionais.



Com essas propostas, Marcelo Rangel reafirma seu compromisso em defesa das famílias e das pessoas com TEA, colocando o Paraná na vanguarda das políticas públicas inclusivas. "Estamos falando de capacitação de cuidadores, apoio nas escolas com profissionais qualificados, ações contra o bullying, suporte técnico dos municípios e, principalmente, escuta ativa das famílias por meio de um comitê permanente. Dessa forma, estaremos dando um apoio importantíssimo a essas famílias", finalizou Rangel.



Compartilhe:

Leia também

Mabel reforça necessidade de mais mulheres ocupando espaços de decisãoDeputada estadual (PP) e líder da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) tem 20 leis aprovadas e em vigor em prol das mulheres, e outros 20 projetos em andamento
Publicidade

Mais Lidas

Influencer mirim piraiense Babi Staron está na final do BBBbezerra 2026

Prefeitura de Piraí do Sul recebe novo comandante do Corpo de Bombeiros de Castro e discute ações de prevenção e combate a incêndios

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia