Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Comitês lançam novas cartilhas para orientar empresários da região sobre compras públicas

'Vale do Tibagi' e 'Avança Campos Gerais' lançam cartilhas online com passo a passo para que empreendedores da região possam aproveitar as oportunidades de fornecimento ao Poder Público

Comitês lançam novas cartilhas para orientar empresários da região sobre compras públicas
(Foto: Divulgação)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - Os Comitês Territoriais que atuam nos Campos Gerais lançaram, recentemente, duas cartilhas voltadas a orientar empresários e microempreendedores sobre como participar dos processos de compras públicas.

As iniciativas dos comitês Vale do Tibagi e Avança Campos Gerais têm como objetivo simplificar as informações sobre licitações e ampliar a participação de fornecedores locais nas contratações realizadas pelos municípios.

Os materiais funcionam como manuais práticos, reunindo orientações claras e didáticas sobre como acessar editais, organizar a documentação necessária e participar das licitações, incentivando que empresas da própria região forneçam produtos e serviços ao Poder Público. A proposta fortalece o comércio local, estimula a economia regional e contribui para que os recursos públicos permaneçam circulando nos municípios.

Acesse o site da AMCG e faça o download das cartilhas dos Comitês Territoriais!

Vale do Tibagi

O ex-presidente e ainda membro do Comitê Territorial Vale do Tibagi, Claudemir Correia, destaca o caráter inovador do eixo de Compras Públicas. Segundo ele, o projeto nasceu da observação de uma necessidade concreta dos municípios. "O eixo tem sido inovador e tem colocado projetos em prática. A cartilha funciona como um manual de instruções para facilitar as licitações, permitindo que empresas da própria região concorram, gerem renda e mantenham os recursos dentro dos municípios. É uma iniciativa que pensa no bem-estar do pequeno empresário local", afirma.

De acordo com o atual presidente do Comitê e vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti, a iniciativa surge em um momento estratégico para os municípios. "A cartilha facilita e simplifica o processo de licitação, apresentando o passo a passo que o agricultor, o microempresário e o comerciante precisam seguir para vender ao poder público. É uma forma de fortalecer o comércio local e reduzir a evasão de recursos da região", resume.

Avança Campos Gerais

O Comitê Territorial Avança Campos Gerais lançou sua Cartilha de Compras Públicas com o mesmo propósito de desmistificar os processos licitatórios e incentivar a participação de empresas locais no mercado público. De acordo com a presidente do Comitê, Luciane Rosas, a proposta é ampliar a base de fornecedores e fomentar a economia regional. "A ideia é estimular os negócios, do pequeno ao grande, fortalecendo a economia local e mantendo os recursos circulando dentro das nossas cidades", destaca.

A coordenadora do Eixo de Compras Públicas do Avança Campos Gerais, Bruna Silva Miranda Zivigicoski, reforça que qualquer empresa, inclusive MEI, pode fornecer para a administração pública. "Preparamos um material simples, didático e de fácil acesso, com orientações sobre onde encontrar editais, como se preparar, quais documentos são necessários e os benefícios de atuar neste mercado, que pode trazer mais estabilidade e ampliar as oportunidades de negócio", explica.

Bruna também destaca que a participação de fornecedores locais traz vantagens para os governos municipais, como maior proximidade, garantia de entrega e qualidade nos serviços. "Quando o empreendedor percebe que a prefeitura compra aquilo que ele produz, surge uma oportunidade real de crescimento. E, quando a empresa cresce, o território cresce junto", resume.

As duas cartilhas estão disponíveis gratuitamente para download no site da AMCG e vêm sendo distribuídas de forma online às associações comerciais, Salas do Empreendedor e prefeituras dos municípios participantes, com apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais.

Compartilhe:

Leia também

Sicredi Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Força dos Ventos PR/SP fecha novo ano recorde e anuncia distribuição superior a R$ 100 milhões aos associados Assim como empresas compartilham seus lucros com acionistas, cooperativas distribuem seus resultados financeiros com os associados — todas as pessoas, empresas e agronegócios que tem conta na cooperativa.
Publicidade

Mais Lidas

Tibagi promove 1ª Corrida HLBC – Edição Diamante com modalidades para adultos e crianças

Asfalto Novo no Ouro Verde e Santa Tereza: 28 ruas

Agência do Trabalhador abre nova jornada de entrevistas para atuar em CMEIs e Escolas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Da UTI à alta hospitalar: entenda como foi a recuperação da advogada que salvou a família em incêndio no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia