Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

CimSaúde avança na Neuropediatria

CimSaúde avança na Neuropediatria
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - De 111 atendimentos em 2023, para 2.716 em 2024. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) comemora o avanço na área da Neuropediatria. O salto se deve ao credenciamento de novos profissionais, especialistas na área. “O problema da falta de profissionais na especialidade é nacional, mas nós estamos conseguindo reverter”, aponta a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, elencando poucos profissionais na saúde privada e uma escassez no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a diretora, um quantitativo de mais de dois mil atendimentos na região pode parecer pouco, mas “considerando praticamente a oferta zero”, é um avanço considerável. Com estes atendimentos, o CimSaúde contabilizou investimento de quase R$ 500 mil na especialidade no último ano, proveniente do Planejamento Regional Integrado (PRI). “Isto significa ainda economia aos municípios, já que os recursos do PRI são provenientes do Estado”, destaca Pâmella.

A demanda pela neuropediatria nos 19 municípios dos Campos Gerais aumentou, em partes, devido ao projeto piloto de atendimento a pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Médico neuropediatra, Roberto Odair Grassi, destaca que o autismo está em foco nos últimos anos, o que faz a procura por um diagnóstico aumentar. “Esse crescimento, na verdade, não significa necessariamente que há mais pessoas com TEA”, conta.

Conforme o profissional, o crescimento no número de diagnósticos se deu por conta de uma combinação de fatores, como a maior conscientização, mudanças nos critérios diagnósticos, melhor acessos aos serviços de saúde, redução de estigmas e os fatores ambientais e genéticos.

Para o médico, este aumento também traz desafios para os sistemas de saúde e educação, incluindo a necessidade de maior suporte para crianças e suas famílias. O que está sendo implementado no CimSaúde. “O tratamento para o autismo é multidisciplinar e envolve estimulação e adaptação comportamental, além de outras medidas, como terapias, exercícios físicos, medicamentos e os cuidados em casa”, finaliza.

Compartilhe:

Leia também

Jovem casal está entre as vítimas de acidente na BR-369, em Juranda André Lima e Karen Donato estavam em um caminhão furgão que se envolveu em um acidente com outros dois veículos; uma mulher de 58 anos também morreu na colisão
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
CimSaúde avança na Neuropediatria | Correio dos Campos