Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Bancada Feminina da Alep solicita ao Senado medidas para fortalecer a participação das mulheres na política

Bancada Feminina da Alep solicita ao Senado medidas para fortalecer a participação das mulheres na política
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) enviou nesta terça-feira (29) um ofício ao Senado Federal destacando modificações fundamentais no novo Código Eleitoral para proteger e ampliar os direitos políticos das mulheres. O documento foi encaminhado ao senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto de lei complementar nº 112/2021, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A Bancada Feminina da Alep destaca como positiva a proposta de reservar pelo menos 20% das cadeiras da Câmara dos Deputados, das assembleias estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras municipais para mulheres. Segundo as deputadas, essa medida ajuda a enfrentar as barreiras que dificultam a eleição de mulheres e promove mais equilíbrio e representatividade na política. No entanto, reforçam que essa mudança não pode substituir outra conquista importante: a exigência de que, nas eleições proporcionais, pelo menos 30% das candidaturas sejam femininas.

No ofício, as deputadas deixaram claro que estão preocupadas com possíveis retrocessos e pediram que o Senado mantenha e fortaleça políticas que incentivem a participação das mulheres na política.

Elas solicitam que o projeto:

- Mantenha a exigência mínima de 30% de candidaturas femininas;

- Garanta a reserva mínima de 20% de cadeiras para mulheres nos parlamentos;

- Amplie e fortaleça o combate à violência política de gênero;

- Crie regras mais rígidas para evitar fraudes nas cotas de gênero;

- Assegure que os recursos dos fundos eleitorais destinados às mulheres sejam repassados de forma proporcional e obrigatória.

Com esse posicionamento, a Bancada Feminina da Alep reafirma seu compromisso com a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na política, buscando avanços que garantam mais presença feminina nos espaços de decisão.

O ofício foi assinado pela líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PP), e pelas deputadas Maria Victoria (PP), Cristina Silvestri (PP), Cloara Pinheiro (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Marli Paulino (SD), Flávia Francischini (UNIÃO) e Márcia Huçulak (PSD).

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria

Leia também

Mabel comemora entrega de ambulâncias de suporte avançado para a regiãoGoverno do Estado entregou nesta quarta-feira (03) em Curitiba 150 ambulâncias. Ponta Grossa receberá quatro unidades. Outras cidades como Castro, Telêmaco Borba e Jaguariaíva também serão contempladas
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia