Regional apresenta Linhas de Cuidados para novos médicos
COM ASSESSORIAS – A 21ª Regional de Saúde realizou na tarde desta terça-feira, dia 9, capacitação para os novos profissionais do Programa Mais Médicos e equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre as Linhas de Cuidado Prioritárias. Representantes dos sete municípios que compõem a Regional participaram do encontro que ocorreu na UniFateb, em Telêmaco Borba. “A APS é a principal porta de entrada do SUS, ordenadora do cuidado e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Portanto, é de suma importância que os profissionais conheçam as Linhas de Cuidado e os pontos de atenção de toda a Rede”, explica o chefe da 21ª Regional, Roberto Amatuzzi Franco, destacando a orientação do secretário de saúde Beto Preto pelo acolhimento dos médicos.
As Linhas de Saúde Materno Infantil, da Criança, Mental, do Idoso, e da Pessoa com Deficiência e Atenção às Condições Crônicas foram apresentadas, em especial as priorizadas pela Regional, Materno-Infantil e de Saúde Mental. Compondo a programação do evento, profissionais do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) abordaram sobre o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. “O papel do CimSaúde é de suma importância quanto a organização dos ambulatórios e das linhas prioritárias”, aponta Amatuzzi.
Por meio do Programa, os municípios encaminham os pacientes ao CimSaúde para serem atendidos nas Linhas. “Fomos convidadas a falar sobre o Qualicis e as ferramentas para o encaminhamento dos pacientes”, contou a coordenadora da subsede de Telêmaco Borba do Consórcio, Eloise Fernanda da Silveira.
Conforme Eloise, a Linha de Cuidado representa uma continuidade composta por ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação no tratamento dos pacientes e compõe ações desenvolvidas em parceria entre APS e Atenção Ambulatorial Especializada. “Ela é o trajeto que o usuário faz por dentro de uma rede organizada de saúde”, explica, destacando ainda que cada linha do cuidado é organizada, de acordo com as necessidades dos usuários.
Para a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, este trajeto demonstra a importância de todos os atores da Saúde. “É um trabalho realizado em parceria entre município, Consórcio e Regional de Saúde. Todos juntos em prol dos usuários do SUS e qualificando os serviços de saúde”, aponta.
Conforme o chefe da Regional, a educação continuada, proposta com o evento, é uma importante estratégia no fortalecimento da gestão de trabalho e da qualificação do cuidado. “É através das qualificações que possibilitamos o crescimento ativo e permanente dos profissionais e, consequentemente, a melhoria da qualidade dos atendimentos prestados à população”, avalia, completando com o papel da Regional como ‘antena e farol’ dos municípios. “Antena captando tudo o que está sendo discutido, em âmbito estadual e federal, e farol orientando municípios a seguir as melhores políticas públicas na área da saúde”, finaliza.