Correio dos Campos

Clero se reúne pela última vez este ano

Centenário da Diocese e ordenação episcopal foram destaques
24 de novembro de 2023 às 18:19
Os padres, religiosos-padres e diáconos de diversas paróquias participaram. (Foto: AssCom Diocese de Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – Igualmente longa como a de junho, a pauta da reunião geral do clero, realizada ontem (23), na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, tratou de 17 temas. Os destaques a formação da Comissão Pró- Vida, contra o aborto; a abertura do itinerário para o centenário da Diocese, no próximo domingo (26); o encerramento do Ano Vocacional, o calendário pastoral de 2024, o novo Missal Romano e a ordenação episcopal de monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos, prevista para o dia 8 de dezembro, na Paróquia São Miguel, também em Irati.

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa, comentou que a reunião serviu para relembrar as posturas já assumidas pela Diocese. “O que foi apresentado hoje nada mais é do que um olhar para o nosso Plano de Pastoral, para a Assembleia que nós tivemos lá em 2019, mas a renovamos agora, em julho, para também reassumirmos nosso Plano de Pastoral e também entendermos o que a sinodalidade provoca em nós, o que ela sugere, como podemos melhorar o nosso caminho, o nosso trabalho, para que a comunhão possa acontecer. Não tem nada de muito novo, mas tem muitos aspectos que são relembrados e que nos ajuda a revermos a nossa caminhada e, de modo especial, acho que esse olhar para o centenário, uma caminhada que precisamos assumir agora, com toda a alegria, tudo o que esse tempo sugere para nós de celebração, formação e fortalecimento de nossas comunidades”, avaliou padre Joel.

O bispo Dom Sergio, no início da reunião, logo após a bênção, chamou padre Sílvio Mocelim e o diácono Metódio Retexim – missionários da Diocese na Prelazia de Lábrea (AM) e que chegaram de férias neste dia 20 – elogiou o trabalho na missão e os agradeceu. Padre Sílvio falou rapidamente sobre as ações na Área Missionária Nossa Senhora Aparecida. O diácono contou que os serviços correm segundo o planejado, com a casa missionária já estruturada, pronta. “Estamos fazendo o trabalho pastoral. Ano que vem, queremos começar a atender duas comunidades novas, nos quilômetros 17 e 27. Já há um início lá. Agora, começa o período das chuvas e isso dificulta um pouco, mas o trabalho segue. É uma área missionária, começo de começo. O povo não tem consciência católica, crença se diluiu no meio dos evangélicos por não existir uma presença mais constante e, agora, estamos mudando, devagar, as coisas. Organizamos a Catequese, os conselhos das comunidades. Estamos semeando, colher, talvez, alguém um dia colha. Essa é ação do missionário”, detalhou Metódio Retexim.

O primeiro assunto da pauta foi abordado por William Carvalho, advogado de Curitiba, que trabalha na área de defesa da vida, que falou sobre a solicitação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a criação de comissões em âmbito diocesano e paroquial que trabalhem o tema. Dom Sergio enalteceu a pronta resposta de cinco diáconos, que, se propuseram a passar por uma formação para atuar na informação, no acompanhamento e espiritualidade de pequenos grupos, nas paróquias. A princípio, vão integrar a comissão os diáconos Paulo de Tarso, da Paróquia São Cristóvão, e Aluísio Macedo, da Imaculada Conceição (ambas de Ponta Grossa), Miguel Gelinski, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Carambeí), Luciano Ferreira, da Nossa Senhora da Luz (Irati), e, Agostinho Basso, Paróquia São João Batista (Irati). “A Comissão está sendo montada ainda. Os nomes foram indicados por Dom Sergio. Daqui a alguns dias iremos começar as reuniões”, comentou Basso, presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes.

Padre Joel lembrou que os interessados em se engajar aos trabalhos da comissão terão à disposição um denso material preparado pela CNBB, para aprofundamento e reflexão em grupo. “É preciso conhecer, debater, mobilizar os católicos para que se leve esse assunto aos ambientes onde se tomam as decisões, como aconteceu, recentemente, na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, na audiência pública realizada lá e que, infelizmente, contou com a participação de poucos católicos”, lamentou.

Centenário

Padre Hélio Guimarães, coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral, elencou o passo a passo da preparação das comemorações do centenário da Diocese, em maio de 2026. Citou a comissão formada e as ações pensadas até agora, como o segundo volume do livro com a história da comunidade diocesana, a partir de 1976, e que dará destaque para criação da Diocese de União da Vitória (1977); criação das paróquias nesse período; bispos e clero, Assembleias Diocesanas, seminários, vida religiosa e consagrada, diaconato permanente, pastorais, movimentos e organismos. A publicação tem como responsáveis os padres Ademir da Guia Santos e Hélio Guimarães, seminaristas e o leigo Herculano Batista Neto, da Paróquia Nossa Senhora da Luz. O lançamento ocorrerá no dia 10 de maio de 2026, na celebração do centenário.

Ainda foi feito um concurso para a escolha do slogan do jubileu, atividade que envolveu a Catequese da Diocese: catequistas, catequizandos, famílias e comunidades, e, foi coordenado pela coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento. Surgiram várias sugestões. Foi escolhida a frase ‘Diocese de Ponta Grossa: 100 anos de vida e comunhão, esperança e missão’. Também, até maio de 2024, será criado o hino do centenário, que possa ser cantado em todas as comunidades como marca desse momento histórico. A criação está sob a responsabilidade da Pastoral de Liturgia e Canto. A Pastoral da Comunicação está já desenvolvendo o logotipo do jubileu, uma marca visual que ajude a lembrar esse caminho celebrativo na Diocese.

Esse caminho será composto ainda por orações pelo centenário e temas para grupos de reflexão. No âmbito pastoral, a coordenação da Ação Evangelizadora vai organizar o Ano Paroquial, de 2024 a 2025, para que, no espírito de oração e comunhão, se revisite ou resgate a história das comunidades paroquiais. Entre 2025 a 2026, será celebrado o Ano Diocesano, que terá como tema a ‘diocesainedade’ e, com isso, o caminho do discernimento pastoral que o Sínodo sobre a Sinodalidade está propondo ajudará na comunhão, missão e participação. Destaque para a importância das Pastorais, Movimentos, Organismos e Associações diocesanas na efetivação do Plano Diocesano de Pastoral, em vista da Pastoral Orgânica e Pastoral de Conjunto.

A abertura oficial da programação do centenário acontece no próximo domingo (26), às 15 horas, na Catedral Sant’Ana.

Missal

A nova edição do Missal Romano apresenta a tradução dos rituais utilizados pela Igreja Católica para as celebrações eucarísticas. Oficialmente, os textos entrarão em vigor no próximo dia 3 de dezembro, primeiro domingo do Advento e início de um novo Ano Litúrgico. “O uso destes textos é um uso facultativo até o primeiro domingo do Advento. Quando chegar o primeiro domingo do Advento, o texto deixa de ser facultativo e torna-se o texto oficial para se celebrar a missa”, explica Dom Edmar Peron, bispo referencial para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2019 a 2023.

O trabalho levou 19 anos, desde seu início até a conclusão. Foram revistos todos os textos da missa, visando aproximar a tradução de língua portuguesa dos formulários em latim. “Algumas orações ficaram intactas porque elas estavam muito próximas do latim. Outras orações sofreram pequenas mudanças e algumas orações foram revistas completamente”, salienta Dom Edmar. Na Diocese, os novos missais já foram entregues às paróquias. Padre Alvaro Luiz Martins Nortok, o assessor da comissão diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, pediu que os párocos leiam atentamente as orientações e, principalmente, a introdução da nova edição.

Ordenação

A matriz da Paróquia São Miguel, de Irati, será palco no próximo dia 8, às 19 horas, do monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos. Filho de Irati, monsenhor Odair vai celebrar as suas primeiras missas, dia 9 de dezembro, na Capela São Pedro, no Guamirim, às 18 horas, e, dia 10, na igreja matriz São Miguel, às 9 horas, e, às 18 horas, missa pelos familiares falecidos, no Cemitério de Guamirim.

Dom Sergio, que será um dos bispos celebrantes da ordenação episcopal, citou que monsenhor Odair esteve na cidade, recentemente, celebrando nas paróquias locais, convidando o povo para sua ordenação. “O bispo eleito escolhe o local de sua ordenação. Como é nascido aqui, escolheu Irati. O acolhemos com alegria. É uma honra ver mais um filho da cidade escolhido bispo e me sinto honrado por ter sido convidado para celebrar essa ordenação”, ressaltou o bispo.