Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Setembro Amarelo terá caminhada e atividades na Praça Manoel Ribas

Setembro Amarelo terá caminhada e atividades na Praça Manoel Ribas
(Foto: Divulgação/PMT)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (10), a partir das 10h, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a "Caminhada #juntospelavidaCastro" com saída do início da Rua Dr. Jorge Xavier da Silva até a Praça Manoel Ribas.

Especialistas em saúde mental farão um bate papo com a comunidade em tenda montada na praça, além de entrega de materiais de orientação, atividades de yoga e de respiração para alívio da ansiedade e stress.

As atividades alusivas ao Setembro Amarelo também estão sendo levadas para as escolas com orientação na prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O coordenador de projetos da secretaria, Diogo de Paula Nocera, destaca que a expectativa é receber um grande público na caminhada e nas atividades na praça. "É um mês dedicado ao debate do tema com orientações focadas na prevenção. Esperamos a participação da comunidade para chamar a atenção sobre a saúde mental", disse.



Prevenção

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é "A vida é a melhor escolha!".

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Compartilhe:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia