Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Saúde de Castro aplica 16 mil doses de vacina em uma semana

Saúde de Castro aplica 16 mil doses de vacina em uma semana
Foto: Prefeitura de Castro
Publicidade
IMPRENSA/Castro - Com a intensificação da vacinação contra a febre amarela iniciada no dia 28 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Castro aplicou 16 mil doses em uma semana, e com a redução da procura, apenas três unidades de saúde ficarão abertas nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) com horário estendido, inclusive na hora do almoço. Ficarão atendendo as unidades Joevah Ribeiro e Bom Jesus até às 21 horas e a unidade do Tronco até às 20 horas. Nas demais, o horário é das 8h30 às 11h30 e das 13 às 16h30.

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, o movimento foi muito bom e a população respondeu ao apelo da secretaria. “Com horário estendido e mais o atendimento no final de semana conseguimos imunizar 16 mil pessoas”, conta.

Marielen ressalta que quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde. “E para aquelas pessoas que logo vão tomar a vacina contra a gripe, podem tomar também a vacina contra a febre amarela, porque não há contraindicação”, disse.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada por pessoas de 9 meses a 59 anos. Pessoas acima de 60 anos, apenas com prescrição médica. Quem tiver dúvidas se tomou a vacina, deve procurar o posto de saúde. Quem já tomou, não é necessário, pois a dose é única.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar a morte nas formas mais graves. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.

No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura viabiliza serviço de Raio-X 24h na UPA de CastroIniciativa atende a uma reivindicação dos funcionários da UPA e dos pacientes
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia