Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Saúde alerta população para tomar vacina contra a febre amarela

Saúde alerta população para tomar vacina contra a febre amarela
(Divulgação/PMC)
Publicidade
IMPRENSA/Castro - A Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para tomar a vacina contra a febre amarela para evitar o aparecimento de casos da doença em humanos. Quem nunca tomou a vacina deve comparecer à uma Unidade Básica de Saúde e levar a Carteira de Vacinação.

Devem tomar a vacina pessoas acima dos nove meses, gestantes, independente do período gestacional; idosos que não apresentem comorbidades; mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses poderão receber a vacina, porém, devem suspender a amamentação por dez dias após a vacinação.

Não devem tomar a vacina pessoas que já foram vacinadas contra a febre amarela, pois uma única dose vale para a vida toda e pessoas com imunossupressão grave (quimioterapia, radioterapia, transplantados, uso crônico de corticoides, HIV e outros).

A recomendação é para que a população não se desloque para áreas de risco até dez dias após ser imunizado contra a febre amarela. Aqueles que têm contraindicação para a imunização, devem tomar medidas como uso de repelentes, roupas de manga comprida, evitar deslocamento para áreas de risco como parques, rios, áreas de mata e ecoturismo.

Em Castro, já foram confirmadas as mortes de 21 macacos com suspeita de febre amarela de julho até o momento apresentando quatro casos positivos, dois negativos e 15 ainda em análise.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, destaca que o Brasil está registrando a maior epidemia de febre amarela silvestre. "É imprescindível que as pessoas que ainda não são imunizadas tomem a vacina, porque esta é a principal forma de proteção", disse.

Marielen destaca ainda que se forem encontrados macacos mortos ou doentes, a Secretaria de Saúde deve ser comunicada o mais rápido possível para tomar as providências, pois os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar a morte nas formas mais graves. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.

No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura viabiliza serviço de Raio-X 24h na UPA de CastroIniciativa atende a uma reivindicação dos funcionários da UPA e dos pacientes
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia