Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Prefeitura de Castro inaugura “Casa Mariana”

Imóvel histórico foi adquirido para sediar a Secretaria de Cultura. Município se destaca na preservação da história e da cultura

Prefeitura de Castro inaugura “Casa Mariana”
Transferência do imóvel foi assinado nesta quinta-feira (20). (Foto: Divulgação/Daniel Calvo)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Castro assinou, nesta quinta-feira (20), a transferência da “Casa Mariana” para o patrimônio do Município. Localizado em um local estratégico, no centro histórico da cidade e próximo de outros prédios da cultura, como o Museu do Tropeiro, Casa de Sinhara e a Casa da Praça, o imóvel foi adquirido para sediar a Secretaria de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo.

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, destaca que a compra do imóvel também é de extrema importância para preservar a história e a cultura do município. “Esta casa é uma das últimas que mantém toda a estrutura de antigamente e sempre foi preservada pelos proprietários. Como ela estava sem uso e à venda, nós a adquirimos para evitar que ela se deteriorasse e, com isso, esperamos que o trabalho de preservação seja cada vez mais valorizado e eficiente”.

A escolha pelo nome “Casa Mariana” é uma homenagem à primeira proprietária do imóvel, Mariana Marques, conforme explica o secretário de cultura, indústria, comércio e turismo, Ronie Cardoso Filho. Esposa de Joaquim Madureira, ex-vereador castrense, ela era conhecida por ser uma grande filantropa e possuía diversas obras de caridade. No final do século XIX, o casal construiu a casa às margens da Igreja Matriz Sant’Ana.

O secretário destaca ainda que usualmente os imóveis da cultura recebem nomes de mulheres. “Castro tem a tradição de colocar o nome de mulheres nos imóveis. Temos a Casa de Marinha, a Casa de Sinhara e para avalizar a dona da casa, batizamos o imóvel de Casa Mariana”, conta Ronie.

Com o falecimento de Mariana, o imóvel passou por vários de seus herdeiros e, posteriormente, foi adquirido pela Indústria Latorre, que a utilizou por 50 anos. “Sempre procuramos preservar todos os detalhes do imóvel e fico feliz de entregar ele para a Prefeitura, pois agora ele volta para a sua realidade que é a cultura”, diz a ex-proprietária do imóvel, Luciana Prestes Natucci.

Patrimônio histórico

Com 321 anos de história, Castro possui um grande acervo histórico. O município é o terceiro mais antigo do Estado e o primeiro a ser fundado após a emancipação política do Paraná, o que rende o título de “cidade mãe”. Em 1894, devido a Revolução Federalista, a capital do Estado foi transferida para Castro entre 18 de janeiro e 29 de abril. Parte desta história está preservada em imóveis históricos mantidos por particulares e pelo Município.

Compartilhe:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia