Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Prefeitura assina Acordo de Cooperação para combate à violência familiar

Prefeitura assina Acordo de Cooperação para combate à violência familiar
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, celebrou nesta quinta-feira (20) Acordo de Cooperação Técnica com o Poder Judiciário, Ministério Público e o Conselho da Comunidade da Comarca de Castro para o projeto “Recomeçar” de prevenção e combate à reincidência da violência no âmbito doméstico e intrafamiliar.

Em execução desde 2019, o Recomeçar tem como objetivo, por meio de colaboração mútua, propiciar a redução dos índices de violência, além de consolidar a lei estadual 20.318/20 que estabelece princípios para criação de programas reflexivos e responsabilizantes para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher e cujas diretrizes preveem parceria intersetorial e a garantia dos direitos humanos, entre outros quesitos.

Pelo projeto, o autor da violência, recebe junto com o Mandado de Medida Protetiva expedido pelo judiciário, determinação para participar de quatro encontros reflexivos e socioeducativos no Conselho da Comunidade. Após esses encontros, é informada a frequência para o judiciário.

Nos encontros dos grupos reflexivos são abordados temas como a Lei Maria da Penha: seu histórico de implementação, suas funções e sua sistemática; as raízes históricas e consequências sociais e psicológicas da violência contra a mulher, a construção histórica e social das masculinidades, bem como o percurso de conquistas das mulheres pela igualdade de gênero; a saúde do homem, abordando temas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e comportamentos de risco; os aspectos sociais e emocionais das relações domésticas, familiares e íntimas de afeto, bem como os papéis familiares e estereótipos de gênero; a violência doméstica contra crianças e adolescentes; a violência doméstica e familiar contra qualquer pessoa em decorrência de sua orientação sexual; a trajetória pessoal, as habilidades sociais e os projetos de vida.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michele Nocera Fadel, destaca que esta união de forças é importante para obter resultados efetivos no combate à violência familiar. “Esse esforço conjunto permite ações que visam um caminho de diálogo, da educação e buscam obter melhores soluções para estas famílias que sofrem com a violência”, disse.

Participaram do evento os juízes Maria Teresa Thomas e Frederico Alencar Monteiro Borges, a promotora Eliane Miyamoto Fortes e Ludiele Marcowicz, representando, respectivamente, o Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade de Castro.

Compartilhe:

Leia também

Casal morre em acidente entre carroça, quatro carros e um caminhão, em rodovia do Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia