Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Livro conta a saga de imigrantes paranaenses

Livro conta a saga de imigrantes paranaenses
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Alunos de 114 escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná terão acesso ao livro Vindas – Memórias da Imigração, editado pela ABC Projetos Culturais e produzido pelos jornalistas Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Diego Antonelli e Jefferson Luiz Schneider Dittrich. Ao todo, 240 exemplares da obra inédita, que retrata a imigração no Paraná, foram doados ao Núcleo Regional de Educação, que fará a distribuição entre as escolas de Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Piraí, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Tibagi e Ponta Grossa.

O livro foi produzido com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), da Secretaria Especial da Cultura, recebendo patrocínio da Copel e Caminhos do Paraná.

O primeiro volume do livro Vindas foi lançado em 2018 com a proposta de recuperar a memória de imigrantes de diversas etnias que se estabeleceram no Paraná diante de diferentes contextos históricos. A história da imigração é contada a partir da saga de famílias e de relatos detalhados, que dão a dimensão de como o Estado estabeleceu as bases de sua identidade cultural. “Nessa nova edição, buscamos outros relatos, novas sagas que nos ajudam não só a humanizar ainda mais o livro, mas também a compreender as características, interesses e constituição de cada região do Paraná”, afirma a diretora da ABC Projetos, Alessandra Bucholdz.

O segundo volume do Vindas traz relatos de imigrantes da Alemanha, Espanha, Itália, Líbano, Polônia e Ucrânia. Cada capítulo é acompanhado de QR Code com a versão em áudio dos textos, favorecendo a acessibilidade. Outra novidade dessa nova edição é que os capítulos têm tradução para língua mãe do imigrante.

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, alunos, professores e funcionários poderão ter acesso a histórias e memórias narradas por imigrantes que colorizaram o Paraná, atravessando também a construção cultural histórica que ocorreu no estado no século XX e XXI. “É um material que, com certeza, poderá compor o conteúdo dos diferentes componentes curriculares, enriquecendo a prática pedagógica”, destaca.

Os leitores terão uma imersão nas histórias a partir do álbum de fotografias de cada imigrante, publicado junto aos capítulos. “São imagens riquíssimas que nos mostram como a imigração impactou a vida dessas pessoas e, paralelamente, no possibilitam um retrato histórico do Paraná”, afirma diretora da editora ABC Projetos.

O lançamento do livro em Ponta Grossa será no dia 25/03, às 19h, no SESC Estação Saudade.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia