Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

‘Hilda’ é a nova estante Pegaí em Castro

‘Hilda’ é a nova estante Pegaí em Castro
Os voluntários Diolete Cerutti, Caroline Freitas de Oliveira e Albino Szesz Junior. (Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A escritora castrense Hilda Koller dá nome a nova estante do Pegaí Leitura Grátis no município de Castro. Poetisa, autora de diversos livros, e detentora de dezenas de diplomas literários, Hilda foi homenageada nomeando a nova estante. A autora faleceu em 2002, mas deixou a sua marca por lá. Castro já contava com o Pegaí Leitura Grátis, mas de forma itinerante, pois o primeiro ponto que atende os castrenses está dentro do ônibus coletivo metropolitano da Viação Iapó, atendendo também o município de Carambeí.

A estante foi instalada na última quarta-feira por voluntários Pegaí no prédio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social de Castro. Em local de acesso público, a nova estante conta com a bibliotecária Caroline Freitas de Oliveira como voluntária responsável. Por lá, a movimentação é grande já que o local abriga também o Procon e a Defensoria Pública do município.

Apesar de morar em Ponta Grossa, a bibliotecária teve seu primeiro contato com a proposta de democratização da leitura dentro do ônibus metropolitano. “Estávamos em viagem e meu filho emprestou um livro”, recorda, lembrando ainda que já conhecia o Pegaí, por conta de matérias veiculadas em jornais.

Bibliotecária, Caroline conhece a importância dos livros na vida das pessoas. “Mesmo assim percebo que para que possamos estimular a leitura, não basta as pessoas irem até a biblioteca, os livros também podem (e precisam) ir até as pessoas”, avalia, explicando o que motivou a procura pelo Pegaí.

Desta forma a nova voluntária Pegaí pretende “formar leitores e estimular a leitura em espaços públicos por pessoas de todas as idades”. “Sabe-se que em sociedades desenvolvidas, os cidadãos possuem o hábito da leitura inseridos em suas rotinas. É algo que vai além do fator educação, é algo cultural. Criar a cultura da leitura envolve toda uma comunidade”, finaliza.

Com a ‘Hilda’ o Pegaí Leitura Grátis contabiliza 56 estantes espalhadas por dez municípios.
“Nosso processo de expansão está bem adiantado. E até o final deste ano com certeza atingiremos novos municípios do Paraná”, exulta o coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
‘Hilda’ é a nova estante Pegaí em Castro | Correio dos Campos